page view
Francisco José Viegas

Francisco José Viegas

Escritor

Blog

14 de março de 2017 às 00:30

Não, os níveis e qualidades da crueldade não aumentaram de ontem para hoje, de um século para o outro. Mas estamos mais atentos, somos mais sensíveis e temos uma maior capacidade para nos colocarmos no ‘lugar do outro’. A mim impressionam-me particularmente os crimes contra crianças e contra velhos. Crueldade contra velhos (aquilo que a ‘linguagem correta’ chama ‘idosos’) deixa-me malvado e vingativo. Abuso sexual de crianças e crimes de bullying transformam-me num celerado em potência. E compreendo o desejo de reparação contra os criminosos (infelizmente, como lembrava Carl Sagan em ‘O Mundo Assombrado pelos Demónios’, muitas acusações de abuso sexual são fantasiosas). Mas o bullying escolar é uma prova da crueldade que desmente a origem ‘bondosa’ do género humano – e leva-me a pedir o envio de tropas de choque para as escolas e a detenção, por tempo indefinido, de adolescentes imbecis em campos de trabalho forçado. É uma figura de estilo. Só para dizer que enquanto os psicólogos tentam compreender as motivações dos carrascos, as vítimas sofrem em silêncio.

Citação do dia

"Demissões na CGD não comovem indignados da maioria parlamentar", 

Luciano Amaral ontem, no CM

Sugestão do dia - CONRAD, SEMPRE

A Relógio d’Água publica num só volume quatro livros de Joseph Conrad: ‘O Negro do Narciso’, ‘Coração nas Trevas’, ‘No Extremo Limite’, ‘O Companheiro Secreto’ e ‘Linha de Sombra’.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Blog

Só isso explica que, no Parlamento Europeu, se tenham abstido ou chumbado um protesto contra a violência sobre civis iranianos.

Blog

Nos delírios das ‘ciências woke’, os factos são um empecilho a ultrapassar para dar voz aos delírios. Pobre Shakespeare, seja ele quem tenha sido na sua grandeza.

Blog

Como diria Chico Buarque, “a coisa aqui está preta” – no cérebro brasileiro.

Blog

Que pena as nossas escolas serem surdas – a Mozart e ao transcendente que ele nos dá a respirar, como uma tentação de eternidade, sentido de humor e talento puro. Nem é preciso explicar.

Blog

Com Trump, o optimismo é ingénuo. O bully parece imparável - até que o que o param.

Blog

"Ventura não quer ser Presidente, mas alimentar uma dinâmica que o leve a São BentoVentura não quer ser Presidente, mas alimentar uma dinâmica que o leve a São Bento".

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8