page view
Armando Esteves Pereira

Armando Esteves Pereira

Diretor-Geral Editorial Adjunto

Os recordes do Fisco

28 de dezembro de 2014 às 00:30

Este ano, com a economia a andar à velocidade de 1% e a inflação parada, as receitas fiscais disparam e as metas para o ano já estavam conseguidas em novembro. Sinal desta pressão é a cobrança do IRS agravado com a sobretaxa de 3,5%, que diariamente ultrapassa os 34,6 milhões de euros por dia, ou seja, mais de 1,4 milhões por hora. Mesmo assim, o Estado continua a gastar mais do que arrecada. A despesa do Estado ainda é o calcanhar de Aquiles do trabalho de Maria Luís Albuquerque.

---

O Estado ainda gasta acima das suas possibilidades, o que significa que a dívida pública continuará a ser a espada de Dâmocles que paira sobre este país. Agora, os juros estão nos mínimos, o que alivia a pressão, mas basta explodir o caldeirão grego para ficarmos de novo na corda bamba dos mercados.

---

Seis meses após a saída da troika, o relatório da Comissão não foi simpático para o Governo. A troika pode ter saído, mas a tutela continuará por décadas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Os desafios de Carneiro

É preciso mudar a página das trincheiras improdutivas e do discurso centrado numa vazia superioridade moral.

Idade da pedra

Isto não é um conto surrealista, é o que está a acontecer perto de Leiria.

Fraca Europa

Os líderes europeus não conseguem proteger-nos dos efeitos desta guerra.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8