Manuel Falcão
Diretor-Geral da Nova ExpressãoNa semana passada apenas 37,3 % dos espectadores optaram por ver os canais generalistas, os outros 62,7% ficaram pelos diversos canais de cabo e plataformas de streaming. Este apagamento da RTP1, RTP2, SIC e TVI face às outras formas de ver televisão não é novo, mas vai-se aprofundando de forma cada vez mais evidente. E, na semana passada, a TVI voltou a liderar as audiências, em boa parte graças à transmissão do jogo Benfica-Nice para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões, que alcançou mais de 1,5 milhões de espectadores - o que num soalheiro fim de tarde de Agosto é um resultado muito estimável. Nos canais generalistas e na média da semana, a TVI obteve 13,8%, contra 12,7% da SIC, 9,8% da RTP1 e 0,5% da RTP2. O resultado da TVI teve também a ajuda do ‘Big Brother’, enquanto a SIC teve os seus melhores momentos no ‘Jornal da Noite’, e nas novelas ‘A Promessa’ e ‘A Herança’. Na RTP2, a série da BBC ‘Ouro’, que relata um dos maiores assaltos de sempre na Grã Bretanha, foi o segundo programa mais visto. Na RTP1, o programa mais visto foi o inevitável ‘O Preço Certo’, que ficou na 13.ª posição das preferências dos espectadores. No cabo, os canais mais vistos foram, por esta ordem, a CMTV (com uns excelentes 7,6% de share), seguida pela CNN (3,2%), SIC Notícias (2,1%) e o NOW (2%). A cobertura dos incêndios justifica este resultados dos canais de informação, e no entretenimento os mais vistos foram a Globo, o Star e o Hollywood.
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