page view
Luciano Amaral

Luciano Amaral

Professor universitário

Espantar o gado

16 de janeiro de 2017 às 00:30

Afinal não correu tudo bem na famosa ‘feira de gado’ dos criadores Silva & Silva, Cª Lda. Anda por aí alguém a espantar o gado e não está fácil trazê-lo de volta ao redil. As reacções à posição do PSD relativamente à baixa da TSU mostram o estado delirante a que chegou a política portuguesa sob os auspícios da geringonça e do Presidente descrispador. Carlos César acusou o PSD de ser ‘muleta’ do BE e do PCP. Isto vindo de quem os anda a usar há um ano como a sua própria ‘muleta’ e funciona também como ‘muleta’ deles. O BE e o PCP insurgem-se contra o PSD por votar da mesma maneira que eles.

Diga-se já que o PSD tem razão económica e política. Economicamente, esta baixa da TSU é apenas uma forma de subsidiar salários baixos, sem racionalidade económica (ou sequer social). Politicamente, o PSD expõe com clareza um problema: ou bem que a geringonça se basta a si própria enquanto solução política ou então não é uma solução política, como muita gente anda a dizer desde o início. O PS, o BE e o PCP não podem querer contar com o PSD como membro suplente da geringonça, pronto a saltar do banco sempre que precisam.

O PSD também está certo politicamente de uma maneira mais instrumental. A direcção de Passos Coelho anda há um ano a ser desprezada pelo PS e pelo Presidente, com a ajuda de vários notáveis do PSD: ainda esta semana o inevitável Rui Rio lá veio lançar os seus dois cêntimos sobre a nacionalização do Novo Banco. Estar pronto a votar para salvar a geringonça seria uma pura confissão de inutilidade do PSD.

Diz-se que assim o PSD também fere de morte a concertação social. Estamos outra vez no domínio do delírio: quem a feriu de morte foi o ministro e a própria concertação, que chegaram a um acordo sem saberem se teriam condições políticas para o assinarem. O PSD está certo: o seu papel não é o de papel higiénico da obra de outros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Prostitutos postiços

Já se percebeu que o tópico actualmente mais intrigante da política nacional é saber o que quer Pedro Passos Coelho fazer.

Espanha brasas

Não são apenas o PP e o Vox a pedir eleições, são velhas glórias do próprio PSOE, como Felipe González.

Não dá Cavaco

Se Montenegro quer emular esse tempo, não é com platitudes centristas que lá vai.

Enterrar-vos-emos

As democracias têm muitas disfuncionalidades e defeitos, só que os autoritarismos também.

Reino reformado

Talvez tenhamos de nos desabituar de ver o Reino Unido como o país da estabilidade política.

Não há pacote

A ministra do Trabalho queria dar uso aos artigos que foi escrevendo ao longo da sua carreira académica.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8