Amigos e advogado de Sócrates no Governo
António Costa fez um Executivo de fiéis.
O Governo de António Costa privilegia a experiência política e o conhecimento técnico de independentes na área da Economia, Finanças, Saúde e Modernização Administrativa.O líder do PS varreu os mais fiéis de Sócrates, mas não evitou a entrada de alguns ministros que, não integrando o núcleo político mais estrito de Sócrates, mantiveram com ele uma grande proximidade. Neste caso estão os nomes de Augusto Santos Silva, Vieira da Silva e Capoulas Santos. Santos Silva e Vieira da Silva estiveram na primeira linha de ataque à Justiça no caso Face Oculta, chegando ambos a afirmar que os investigadores de Aveiro estavam a fazer "espionagem política". E todos eles foram visitas habituais de José Sócrates na prisão de Évora.
O advogado de Sócrates na providência cautelar, Miguel Prata Roque, vai assumir o lugar de secretário de Estado da Presidência. Esta terça-feira, saiu diretamente do tribunal, onde esteve a representar Sócrates na oposição do CM à providência cautelar, para o Largo do Rato, onde se reuniu com António Costa.
Azeredo Lopes, que foi presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), é outro nome muito próximo de Sócrates. Enquanto foi regulador, o novo ministro da Defesa nunca escondeu posições próximas de Sócrates, quer no caso Freeport, quer em relação a outras notícias sobre o ex-primeiro-ministro. A própria ERC deliberou a favor do ex-governante em queixas deste contra jornais.
Outra secretária de Estado com posições muito próximas às de Sócrates é Mariana Vieira da Silva, que vai para a Presidência do Conselho de Ministros. Esta nova governante tem sido uma presença constante nas redes sociais na defesa de Sócrates.
Nas Finanças, Economia, Saúde, Modernização Administrativa, Educação e Justiça foram escolhidos ministros independentes. Já no núcleo político mais próximo de António Costa pontifica Eduardo Cabrita, um político com muita experiência governativa, que fica como ministro-adjunto.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt