page view

Cavaco volta a chamar António Costa a Belém

Presidente deverá chamar esta quarta-feira a Belém o primeiro-ministro indigitado.

25 de novembro de 2015 às 01:00

A demora na divulgação pública da lista de ministros que integrarão o próximo Governo, no site da Presidência da República, dá ênfase à ideia de que Cavaco Silva deverá voltar esta quarta-feira a chamar António Costa a Belém.O encontro poderá até ser marcado fora da agenda oficial, tal como aconteceu com Passos Coelho em 2011. O primeiro-ministro esta terça-feira indigitado pelo Presidente da República apresentou uma equipa de 17 ministros, na qual se destacam quatro surpresas: Francisca Van Dunem, na Justiça, Constança Urbano de Sousa, na Administração Interna, Tiago Brandão Rodrigues, na Educação, e José Azeredo Lopes, na Defesa.

"Há um diálogo com o primeiro-ministro indigitado a propósito da formação do Governo e, como é o Presidente que dá posse ao Governo, tem de estar de acordo com a formulação proposta [pelo líder do PS]", adiantou ao CM uma fonte conhecedora do processo. As reticências do Chefe de Estado na análise dos nomes do próximo Executivo poderão também fazer resvalar a tomada de posse dos novos ministros para o final da semana ou até para o fim de semana.

À saída do largo do Rato, onde alguns nomes do novo Executivo estiveram reunidos, António Costa escusou-se esta terça-feira a fazer comentários ao facto de a lista de ministros ter sido divulgada antes de ser entregue no Palácio de Belém. E frisou que "o Presidente dará conhecimento sobre essas matérias quando entender." A lista de ministros apresentada por Costa a Cavaco Silva é composta, na quase totalidade, por pessoas ligadas ao PS: ao primeiro-ministro indigitado, somam-se 17 ministros mais dois do que o Governo ainda em funções.Clique para aceder à rubrica com a opinião de Octávio Ribeiro, diretor do CM, sobre este tema: Centeno tem de saber dizer ‘não’

A equipa de ministros é constituída por 13 homens e quatro mulheres. Francisca Van Dunem será a primeira mulher negra a integrar um Governo em Portugal.

Clique para aceder à rubrica com a opinião de Octávio Ribeiro, diretor do CM, sobre este tema: Centeno tem de saber dizer ‘não’

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8