Ana Teresa Lehmann assume Indústria e fica com pastas das 'startups' e Web Summit

Nova secretária de Estado da Indústria, vai herdar os principais dossiês do seu antecessor, João Vasconcelos.

13 de julho de 2017 às 20:30
Ana Teresa Lehmann é a novo Secretária de Estado da Indústria
Ana Teresa Cunha de Pinho Tavares Lehmann, Rui Moreira, Gestão, Universidades de Glasgow, João Vasconcelos, Estado da Indústria, Universidade de Nova Iorque, Specialization, Web Summit, Economia, InvestPorto, OCDE, presidente da Câmara do Porto, Galp, política Foto: Nuno André Ferreira

1/2

Partilhar

A nova secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, vai herdar as pastas das 'startups' e da Web Summit, os principais dossiês do seu antecessor, João Vasconcelos.

No currículo, Ana Teresa Cunha de Pinho Tavares Lehmann conta com o cargo de diretora da InvestPorto (de 2014 a 2017), uma entidade constituída no final de 2014 no mandato de Rui Moreira que depende diretamente do presidente da Câmara do Porto e que tem como missão a captação de investimento, de acordo com a nota curricular enviada pelo Governo.

Pub

Antes disso, foi vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) entre 2008 e 2012, presidiu à Autoridade de Gestão do Programa Operacional de Cooperação Territorial Espaço Atlântico de 2009 a 2012 e foi pró-reitora da Universidade do Porto entre 2006 e 2008, tendo responsabilidades nas áreas do planeamento estratégico, das relações e participações empresariais.

Esteve também associada à fundação da API-Agência Portuguesa para o Investimento, onde exerceu funções de consultora do presidente e da comissão executiva, foi presidente da European International Business Academy (2010) e conta com "uma carreira de mais de duas décadas como especialista em investimento direto estrangeiro, internacionalização de empresas e políticas públicas", tendo também experiência na área da inovação, empreendedorismo e desenvolvimento de indústrias e clusters.

Ana Teresa Lehmann construiu uma carreira ligada à consultoria a grandes organizações internacionais, nomeadamente a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) e a Comissão Europeia, mas também a vários governos e chefes de Estado.

Pub

É embaixadora da InvestEU e do Plano Juncker e está ligada a várias iniciativas para "repensar o futuro de 'Smart Specialization' (Especialização Inteligente) na Europa".

No plano nacional, Lehmann foi deputada municipal da Assembleia Municipal do Porto entre 2013 e 2017.

Nascida em 1972, Ana Teresa Lehmann é atualmente professora da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP-UP) e é responsável pelo departamento de 'International Business' na Porto Business School.

Pub

Em 1995 licenciou-se em Gestão na FEP-UP, tendo concluído dois anos depois o 'Master of Science' e em 2001 o doutoramento em Economia, na Universidade de Reading, no Reino Unido, tendo concluído em 2002 um pós-doutoramento na área de Políticas Públicas, Internacionalização e Desenvolvimento Económico, na Strathclyde University, em Glasgow, também no Reino Unido.

O percurso académico de Ana Teresa Lehmann conta ainda com mais três pós-graduações: duas nas áreas de políticas públicas ligadas ao desenvolvimento industrial, em Itália e em França, respetivamente, e outra em Relações Internacionais pela Universidade de Nova Iorque.

Já na qualidade de professora e não de aluna, a secretária de Estado que vai herdar a pasta que era de João Vasconcelos - que se demitiu na sequência do caso das viagens a França pagas pela Galp a alguns membros do Governo durante o campeonato europeu de futebol de 2016 - passou por várias universidades tanto nos Estados Unidos da América como na Europa, incluindo a Columbia University de Nova Iorque, as Universidades de Glasgow, de Strathclyde, de Reading de Uppsala, entre outras.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar