Governo recebe nota negativa na Saúde

Último debate sobre o Estado da Nação da sessão legislativa marcado para dia 10.

08 de julho de 2019 às 08:57
Governo de António Costa Foto: Lusa
António Costa em Bruxelas Foto: EPA
António Costa Foto: EPA
António Costa Foto: EPA
António Costa Foto: EPA

1/5

Partilhar

Os estrangulamentos que se vivem no Serviço Nacional de Saúde (SNS) vão ser a pedra na engrenagem da geringonça no último debate sobre o Estado da Nação desta sessão legislativa, marcado para quarta-feira a partir das 14h30, na Assembleia da República.

As elevadas listas de espera assim como o adiamento de consultas e cirurgias por falta de médicos ou equipamentos servirão de arma de arremesso tanto ao PSD e CDS como ao Bloco e PCP, para acusar o Governo de António Costa de falhar o investimento público no SNS.

Pub

Numa altura em que o PS precisa, como pão para a boca, dos aliados da esquerda - BE e PCP - para aprovar uma nova Lei de Bases da Saúde, o SNS será um tema quente que agitará as bancadas que viabilizaram esta solução governativa há quatro anos.

BE e PCP não querem desmanchar o caminho que trilharam com o PS nem dar lugares à direita nas próximas Legislativas, mas vão avisar o Governo de António Costa de que "é preciso fazer muito mais", assinalou ao Correio da Manhã o líder da bancada comunista, João Oliveira.

Pub

Resta saber se os socialistas estão disponíveis para atender às exigências dos parceiros. Costa já veio dizer que prefere uma nova geringonça depois das eleições de 6 de outubro, mas o líder da bancada bloquista, Pedro Filipe Soares, alerta que "não quer clones" e que o objetivo é "ir para o governo".

À direita, o objetivo é derrubar o Executivo PS. "Nada se fez nestes quatros anos, deixaram que os serviços públicos chegassem a um estado lastimável, como a Saúde ", afirmou ao CM o líder da bancada do PSD, Fernando Negrão. Na mesma linha, o CDS vai a debate para acusar o Governo de viver "num Mundo cor-de-rosa que não é a realidade, veja-se o cenário degradante do SNS", vinca o presidente do grupo parlamentar centrista, Nuno Magalhães.

PORMENORES

Pub

"Geringonça no coração"

No debate do Estado da Nação de 2018, o primeiro-ministro António Costa disse que a "geringonça está não só no coração mas também na cabeça".

Roubo de Tancos

Pub

O roubo de Tancos foi usado por PSD e CDS para atacar o Executivo PS em 2018. O tema deverá continuar a marcar o debate da próxima quarta-feira.

Caixa Geral de Depósitos

A Caixa deverá ser outro dos assuntos repetentes, uma vez que ainda falta votar o relatório da segunda comissão de inquérito, marcada para dia 19.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar