Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
8

Guterres é o único que vence a direita

Socialista com mais notoriedade junto do eleitorado.
Ana Luísa Nascimento 18 de Abril de 2015 às 11:41
Ex-primeiro-ministro é o nome mais forte para Belém FOTO: EPA
António Guterres é o nome mais forte para a Presidência da República e o único à esquerda que supera os mais desejados à direita, Rui Rio e Marcelo Rebelo de Sousa, de acordo com uma sondagem CM/Aximage realizada entre os dias 4 e 8 de abril.

O ex-primeiro-ministro socialista garantiu, entretanto, que não entra na corrida a Belém, mas reúne a percentagem mais elevada do índice global do estudo, 58,9%, numa escala de 0 a 100, seguido do ex-autarca social-democrata do Porto (54,2%) e do comentador e ex- -líder do PSD (53,4%).

Guterres, Rio e Marcelo são, assim, os nomes mais fortes e os únicos com mais de 50 pontos neste índice global de avaliação criado pela Aximage – combina a notoriedade do político com a atratividade junto do eleitorado.

Em quarto lugar, com 35,9%, surge o nome de Manuela Ferreira Leite, seguida de Oliveira Martins, Carvalho da Silva e Santana Lopes. No fim da da lista estão Sampaio da Nóvoa e Henrique Neto.

Quando se pergunta em quem nunca votaria, Santana Lopes obtém o pior resultado, com um índice de rejeição de 74,2%. Neste segmento, o melhor resultado é de Oliveira Martins, com o menor índice de rejeição e único abaixo dos 30% (26,5).

Guterres presidenciais direita eleições
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)