page view

PS e PSD separados por apenas 2,7% nas eleições europeias

Socialistas colhem 31,7% das intenções de voto e sociais-democratas alcançam 29%.

26 de abril de 2019 às 08:00

O PS deverá ganhar as eleições europeias de 26 de maio mas com uma margem de apenas 2,7 pontos sobre o PSD. Os socialistas colhem 31,7% das intenções de voto e os sociais-democratas 29%, segundo uma sondagem da Aximage para o Correio da Manhã/‘Jornal de Negócios’, realizada entre os dias 13 e 16 de abril.

A disputa é renhida entre os dois principais partidos, mas desfez-se o empate da sondagem anterior que atribuía oito eurodeputados ao PS e PSD. A lista socialista, encabeçada por Pedro Marques, recuperou neste inquérito alguma vantagem, devendo alcançar oito a nove lugares dos 21 que Portugal tem direito no Parlamento Europeu. Já a lista social-democrata, liderada por Paulo Rangel, deverá eleger entre sete e oito eurodeputados.

O barómetro muda de figura em relação à notoriedade dos cabeças de lista, com o PSD à frente do PS; 29,9% dos inquiridos conhecem o eurodeputado social- -democrata enquanto que apenas 20,4% sabem o nome de Pedro Marques.

O ex-ministro das Infraestruturas de António Costa também perde na avaliação dos eleitores, com uma nota, de 8,8 (em 20), face aos 10,3 valores alcançados por Rangel. Pedro Marques é, aliás, o pior classificado entre os cinco cabeças de lista avaliados. Já a bloquista Maria Matias surpreende ao destacar-se com 11 valores, a melhor pontuação da sondagem.

O bom desempenho da eurodeputada bloquista espelha-se na subida das intenções de voto no Bloco de Esquerda (8,3%), que nestas eleições poderá eleger o segundo parlamentar para Estrasburgo. Já a lista da CDU, encabeçada por João Ferreira, arrisca-se a perder o terceiro eurodeputado.

O CDS, com 7,7% das intenções de voto, não recuperou os resultados de janeiro (8,4%), mas poderá eleger Pedro Mota Soares, o segundo da lista encabeçada por Nuno Melo.

PORMENORES

Basta! e Aliança

A coligação Basta! de André Ventura deverá alcançar 1,8% das intenções de voto, acima do PAN e do Aliança de Santana Lopes, ambos com 1,3%.

Abstenção

Depois de uma ligeira descida para os 55,5% em março, a abstenção volta a subir para 59,4%, embora sem alcançar os 64% de janeiro.

Data das eleições

Apesar de estar em níveis muito baixos (19%), o conhecimento da data das eleições Europeias, de 26 de maio, melhorou em relação a março (8,6%).

A carregar o vídeo ...

PS e PSD separados por apenas 2,7% nas eleições europeias

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8