page view

"Criámos uma escola dos tempos de hoje": António Costa apresenta projeto #EstudoEmCasa

Terceiro período já arrancou com a modalidade de ensino à distância.

15 de abril de 2020 às 09:19

O primeiro-ministro, António Costa, marca presença esta quarta-feira na apresentação nacional da emissão #EstudoEmCasa - A escola na Televisão. Durante a visita ao estúdio de gravação dos episódios, António Costa foi acompanhado pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

As gravações da telescola já arrancaram na RTP, em Lisboa, no mesmo estúdio que habitualmente recebe o concurso 'O Preço Certo'. De resto, ao que o 

As gravações da telescola já arrancaram na RTP, em Lisboa, no mesmo estúdio que habitualmente recebe o concurso 'O Preço Certo'. De resto, ao que o CM apurou, parte da equipa do formato apresentado por Fernando Mendes, nomeadamente técnicos de estúdio e régie, está envolvida no projeto denominado #EstudoEmCasa, cujas emissões começam na segunda-feira, dia 20, às 09h00, na RTP Memória, disponível no cabo e na Televisão Digital Terrestre (TDT).

arrancou esta terça-feira para milhões de estudantes, para muitos deles num modelo de ensino à distância. 

Foi num comunicado divulgado na passada sexta-feira, que o Ministério da Educação anunciou a programação a emitir pela RTP Memória dos conteúdos pedagógicos temáticos, lecionados por professores, para alunos do ensino básico.

"#EstudoEmCasa é o nome do espaço que vai ocupar a grelha das 09h às 17h50, com conteúdos organizados para diferentes anos letivos, uma ferramenta importante para complementar o trabalho dos professores com os seus alunos. Estes conteúdos pedagógicos temáticos contemplam matérias que fazem parte das aprendizagens essenciais do 1.º ao 9.º ano, agrupados por: 1.º e 2.º anos, 3.º e 4.º anos, 5º e 6.º anos, 7.º e 8.º anos e 9.º ano, abrangendo matérias de uma ou mais disciplinas do currículo, as quais servirão de complemento ao trabalho dos professores com os seus alunos", podia ler-se no comunicado.

O nome #EstudoEmCasa foi escolhido para assinalar o Dia do Estudante, a 24 de março, "numa altura em que toda a comunidade educativa teve de celebrar a data de forma diferente, por conta da situação epidemiológica que o país atravessa", segundo escreve o Ministério da Educação.

"Criámos uma escola dos tempos de hoje", afirma António Costa

Durante a visita aos estúdios da RTP onde estão a ser gravadas as emissões do #EstudoEmCasa, António Costa afirmou que a 'nova telescola' "vai levar a escola a cada uma das casas"

O primeiro-ministro relembrou que a escolas foram encerradas há um mês devido à pandemia de Covid-19 e que "a luta pela nossa sobrevivência exige uma grande disciplina da nossa parte".

O Chefe do Governo destacou a importância dos professores, alunos e famílias e da sua adaptação aos tempos da "nova escola.

"Ao longo deste mês escolas, famílias, professores e alunos fizeram esforço extraordinário. Os professores aprenderam a trabalhar com ferramentas digitais, mantiveram contacto com alunos, os professores não abandonaram os seus alunos. A vida não pode parar", elogiou o primeiro-ministro.

O primeiro-ministro afirmou que o objetivo era complementar uma oferta "que chegasse a todos".

"Criámos uma escola dos tempos de hoje, que chegasse a quem não tem acesso às ferramentas digitais", relembrou o primeiro-ministro, que anunciou a oferta da componente digital para todos os alunos no próximo ano.

Apesar da situação vivida com o ensino à distância, Costa relembra que "só com a educação podemos construir o futuro".

Tiago Brandão Rodrigues: "Vamos trabalhar para a formação e educação de adultos"

"Em muitas casas não existe a funcionalidade de voltar para trás. Era preciso termos o material continuado", começou por dizer o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, sobre o novo formato de aulas.

Na apresentação do programa que vai levar o ensino à distância a milhões de alunos, o Ministro da educação. "São blocos pedagógicos temáticos, acompanhados com guião disponível para os professores poderem complementar trabalho. Os professores são verdadeiros artífices", elogiou, relembrando o final do 2.º período que, em muitos casos, aconteceu já em quarentena.

Tiago Brandão Rodrigues relembra que este pode também ser um modo dos adultos continuarem a aprender. "Vamos trabalhar para a formação e educação de adultos", acrescenta.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8