page view

António Costa garante défice abaixo dos 3%

Injeção de 2,2 mil milhões em 2015 pode ‘rebentar’ com limite.

16 de janeiro de 2016 às 01:00

O primeiro-ministro António Costa garantiu esta sexta-feira que o défice de 2015 ficará abaixo dos 3% do Produto Interno Bruto (PIB). Confrontado no debate quinzenal pelo líder do PSD, Passos Coelho, Costa remeteu os números finais do défice para março, data em que o Instituto Nacional de Estatística (INE) apresenta os números oficiais finais.

O problema Banif continua a marcar a atualidade política. Depois do ministro das Finanças ter dito em Bruxelas que os 2,2 mil milhões injetados no banco podem não levar Portugal a sair do procedimento por "défices excessivos", esta sexta-feira  Costa veio explicitar que "o diálogo com a Comissão Europeia está em curso e essa negociação ocorre relativamente ao conjunto das medidas extraordinárias".

O relatório do Conselho das Finanças Públicas (CFP) esta sexta-feira revelado diz que "não é possível assegurar que a correção de défices excessivos relativa a Portugal tenha ocorrido em 2015". O organismo, liderado por Teodora Cardoso, considera no entanto que o défice de 2015, em termos ajustados , "ficará entre os 2 e os 3% do PIB".

Passos confrontou ainda Costa com os números revelados esta sexta-feira pela UTAO, que apontam "a necessidade de utilização de mais financiamento externo para financiar o défice e a dívida, o que implica um acréscimo de dívida até 2019, de mais 11 mil milhões". Costa justificou as medidas suplementares com o Novo Banco: "Esperava-se em 2015 um encaixe de 3,9 mil milhões de euros com a venda do Novo Banco, o que não aconteceu". Apesar das dúvidas, para este ano Costa garante que a meta de 2,8% do défice será cumprida.

No final do debate , o primeiro-ministro encontrou-se a sós com o líder do PSD. Costa e Passos conversaram durante meia hora e no final nenhum quis fazer declarações.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8