Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

Carlos César: Cavaco divide os portugueses

O presidente da PS/Açores, Carlos César, acusou este domingo Cavaco Silva de “dividir os portugueses”, lançando os do continente contra os do arquipélago, na sequencia de comentários que fez à remuneração compensatória para os funcionários públicos.
5 de Dezembro de 2010 às 19:51
Cavaco Silva "sabe que nós somos apenas 250 mil contra 10 milhões", afirmou Carlos César
Cavaco Silva 'sabe que nós somos apenas 250 mil contra 10 milhões', afirmou Carlos César FOTO: Jose Antonio Rodrigues

"Em vésperas de eleições presidenciais, ele [Cavaco Silva] sabe que  nós somos apenas 250 mil contra 10 milhões", afirmou Carlos César, acrescentando  que "na caça ao voto, não hesita em lançar uns portugueses contra os outros, desde que isso lhe dê votos".  

Para o líder socialista regional, a posição de Cavaco Silva sobre a remuneração compensatória, destinada aos  funcionários públicos dos Açores que recebem entre 1500 e 2000 euros mensais,  "divide os portugueses", o que considerou ser "terrível vindo de um candidato  que exerce o cargo de Presidente da República e que tem por obrigação unir  os portugueses".  

Relativamente ao princípio de igualdade referido por Cavaco Silva, num comentário a esta medida do governo açoriano, Carlos César considerou que "está justamente na discriminação positiva daqueles que têm menores  possibilidades".  

"É por isso que temos na região diversas categorias profissionais de  funcionários da administração central do Estado que, no tempo do Governo de Cavaco Silva, também passaram a usufruir de suplementos remuneratórios  nos Açores", afirmou.

O presidente do PS/Açores comentou ainda as declarações proferidas por  Alberto João Jardim sobre a remuneração compensatória, considerando que  "nesta polémica, Alberto João Jardim não conta nada".  

"Mesmo que todos os portugueses discordassem desta medida que adoptámos nos Açores, eu teria sempre vantagem, porque felizmente considerariam de forma muito diferente a conduta do presidente dos Açores face à do presidente do governo da Madeira", afirmou.  

Carlos César Cavaco Silva Açores remuneração compensatória
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)