"Lisboa nunca precisou tanto de liderança", diz o autarca.
O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), afirmou, esta terça-feira, que a sua responsabilidade política após o acidente com o elevador da Glória é continuar a governar a cidade.
"Lisboa nunca precisou tanto de liderança. Lisboa tem essa liderança. A liderança não é só para os bons momentos. A liderança não é ir a correr para os platôs das televisões, não é para formalismos e para reuniões. A liderança é tomar decisões certas nos momentos certos", afirmou Carlos Moedas, na reunião da Assembleia Municipal de Lisboa.
No período dedicado a apresentar o trabalho do executivo entre junho e agosto, o presidente da câmara dedicou a sua intervenção a falar sobre o acidente com o elevador da Glória, que ocorreu na quarta-feira e provocou 16 mortos e mais de duas dezenas de feridos.
Afirmando que "agora é hora da coragem" e considerando que "é mais fácil criticar, apontar culpas e atirar responsabilidades", Carlos Moedas assumiu: "Eu não me posso dar ao luxo de ter essa leveza, eu tenho de governar e vou continuar a governar a cidade. Essa é a minha responsabilidade política e dela não fujo".
"Nenhum de nós aqui, nesta sala, poderia imaginar o que iria acontecer", indicou o autarca do PSD, referindo que como presidente da Câmara de Lisboa está "para o bem e para o mal".
"Aqui estou ao lado dos lisboetas como principal responsável político e assim fiz naquela noite fatídica", apontou, reforçando que a tragédia do acidente com o elevado da Glória "foi inimaginável".
Sobre a moção de censura do Chega, que foi rejeitada pela Assembleia Municipal, Carlos Moedas disse que a mesma não tinha como objetivo ajudar as vítimas nem as suas famílias.
Quanto à atuação após o acidente, o autarca do PSD disse que a sua prioridade foi "reagir, estar no terreno e garantir que todos os recursos estavam no sítio certo", acompanhando as equipas e tomando decisões.
"Se há critério que guia o executivo que lidero é a responsabilidade política. Sou o responsável político por ter investido mais na Carris", reforçou o social-democrata, referindo que o orçamento desta empresa municipal, que é também responsável pela gestão do elevado da Glória, "é o mais alto de sempre", com 188 milhões de euros, "mais 30% que há quatro anos".
Carlos Moedas indicou ainda que "o investimento da Carris é de 156 milhões de euros durante este mandato, mais 64% que no último mandato", os pagamentos da Câmara Municipal a esta empresa municipal "chegaram aos 184 milhões de euros, mais 33% que no último mandato", e "o investimento em manutenção aumentou 30%".
"Essa é a nossa responsabilidade política e eu assumo-a claramente", expôs.
O presidente da câmara destacou ainda a decisão tomada no dia da tragédia de exigir uma investigação interna e externa: "Sou o primeiro a querer saber o que se passou, em nome dos lisboetas. Este não é o momento para especular, é o momento para apurar os factos e os factos são claros. A inspeção diária foi feita nas condições normais; a manutenção do equipamento estava a ser feita com regularidade, por isso não podemos especular".
O autarca sublinhou que é preciso esperar para ter respostas rigorosas e claras sobre o acidente, também por respeito às vítimas e às suas famílias.
O social-democrata realçou ainda a decisão de suspender, de imediato, a operação de todos os funiculares da cidade, para que sejam sujeitos a "uma revisão exaustiva, mas principalmente para dar aos lisboetas a confiança e a segurança no equipamento".
Sobre as medidas aprovadas pela câmara na segunda-feira, Carlos Moedas enalteceu a criação de um memorial coletivo dedicado às vítimas mortais deste acidente, assim como o lançamento de uma equipa de missão para conceber o novo sistema tecnológico do ascensor da Glória.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.