Candidato único a secretário-geral do PS anunciou uma convenção autárquica entre agosto e setembro.
O candidato único a secretário-geral do PS garantiu este sábado que quem faz parte das listas do partido em eleições está comprometido com os valores constitucionais e respeita a liberdade religiosa, e anunciou uma convenção autárquica entre agosto e setembro.
"Haveremos de, até ao final de agosto princípio de setembro, realizar a nossa convenção autárquica para assumirmos um conjunto de compromissos claros em relação aos princípios e aos valores fundamentais que conduzem à ação política das nossas candidatas e dos nossos candidatos. Porque ser candidato em nome do PS significa estarmos comprometidos com valores constitucionais, com princípios fundamentais dos direitos humanos que têm que ser salvaguardados em cada comunidade local neste país", sublinhou o candidato socialista, na apresentação da candidatura da antiga secretária de Estado Ana Sofia Antunes à autarquia de Oeiras.
Depois de discursar perante uma sala cheia no auditório municipal José de Castro, em Oeiras, Carneiro foi questionado pelos jornalistas sobre Pedro Gameiro, candidato do PS à Câmara Municipal de Benavente, que se assumiu contra a construção de uma mesquita em Samora Correia, algo que levou destacados socialistas como Augusto Santos Silva e Fernando Medina a pedir que o partido retire o seu apoio a esta candidatura.
Interrogado sobre se vai retirar o apoio a esta candidatura, Carneiro fez questão de salientar que os socialistas são "defensores intransigentes dos valores que estão consagrados na Constituição e também do valor da liberdade religiosa e da liberdade culto".
"E vamos defendê-la em quaisquer circunstâncias e em quaisquer territórios do nosso país e esse princípio está salvaguardado", garantiu.
Durante a sua intervenção no auditório municipal José de Castro, o candidato a secretário-geral fez questão de sublinhar que o PS "foi, é e será o grande motor do desenvolvimento local" e que foram os socialistas os que mais contribuíram para "o reforço das atribuições e das competências dos municípios e das freguesias".
"Se forem percorrer todo o edifício legislativo construído em sede da Assembleia da República, construído no Governo, relativamente ao poder local democrático, tirarão a ilação de que foi connosco, tem sido connosco, que mais avançou o poder local democrático na sua autonomia e nos meios financeiros para dar prossecução material na vida das pessoas em termos da autonomia do poder local democrático", argumentou.
José Luís Carneiro destacou ainda a marca socialista "na transferência de atribuições e de competências, nomeadamente no desenvolvimento social, na formação e na qualificação profissional, nos cuidados primários de saúde e na saúde pública", além da intervenção em políticas de habitação e no combate à pobreza e desigualdades, onde o dirigente destacou o programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES).
O socialista advogou para o PS o desenvolvimento de instrumentos do ordenamento do território, além do reforço da "própria legitimidade democrática dos órgãos do poder regional, não apenas nas áreas metropolitanas, mas nas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regionais", as CCDR.
Carneiro deixou ainda rasgados elogios a Ana Sofia Antunes, que definiu como uma "voz sensível de não se deixar vencer pelos obstáculos ou constrangimentos".
"É dessa coragem interior, dessa força tranquila que nós carecemos na nossa vida democrática", considerou.
Depois de o deputado do PS Francisco César ter adiantado à Lusa que os socialistas querem esclarecimentos por parte do Governo português acerca das aeronaves norte-americanas estacionadas na Base Aérea das Lajes, nos Açores, José Luís Carneiro insistiu no mesmo apelo à margem desta iniciativa.
O socialista destacou as "relações de cooperação muito longas, duradouras e estáveis" que Portugal tem com os EUA mas disse aguardar mais informações por parte do executivo quer no plano público ou mesmo "num diálogo mais reservado".
Interrogado sobre as eleições presidenciais, Carneiro recusou sentir-se pressionado a decidir um eventual apoio do PS a algum candidato, numa altura em que António José Seguro, ex-líder socialista, já avançou oficialmente para a corrida a Belém, e insistiu que "depois das autárquicas", o partido estará habilitado a "tratar do assunto".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.