Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
9

Cavaco Silva evoca exemplo de "grande sentido de Estado" de Marques Guedes

O Presidente da República, Cavaco Silva, enalteceu hoje o "grande sentido de Estado no exercício de funções públicas" e "o modo exemplar" como Armando Marques Guedes "se dedicou ao ensino e à justiça constitucional".
1 de Outubro de 2012 às 13:04
O primeiro presidente do Tribunal Constitucional morreu domingo, aos 92 anos, em Lisboa
O primeiro presidente do Tribunal Constitucional morreu domingo, aos 92 anos, em Lisboa FOTO: Lusa

Em mensagem de condolências enviada à família do primeiro presidente do Tribunal Constitucional, que morreu domingo, aos 92 anos, em Lisboa, Cavaco Silva destacou ainda Armando Marques Guedes como "um português de carácter" e um "mestre de gerações".

"Todos os que tiveram o privilégio de o conhecer recordarão a sua afabilidade de trato, a sabedoria profunda, o modo exemplar como se dedicou ao ensino e à justiça constitucional, revelando invulgares qualidades como professor e grande sentido de Estado no exercício de funções públicas", pode ler-se na mensagem publicada no "site" da Presidência da República.

"Devemos honrar a sua memória, a memória de um português de carácter, que em todos os nós deixa uma recordação de dignidade, de elevação moral e de amor ao seu País", escreve ainda o chefe de Estado.

Armando Manuel Marques Guedes nasceu em 1919 e doutorou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, especializado em Direito Constitucional, Administrativo e Internacional.

Foi também professor na Escola de Direito da Universidade Católica e em vários institutos superiores militares, nomeadamente o Instituto de altos Estudos Militares em Pedrouços, Lisboa, onde ensinou Ciência Politica e Direito Internacional.

O Tribunal Constitucional foi criado com a revisão constitucional de 1982 e Armando Marques Guedes foi o primeiro presidente do novo órgão, durante dois mandatos.

Marques Guedes Cavaco Silva Morte Óbito Tribunal Constitucional
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)