page view

Congresso divide deputados do PS

Nove deputados do PS conotados com a anterior liderança, de José Sócrates, são promotores do ‘Congresso Democrático das Alternativas’. O movimento, em confrontação directa com a actual direcção, de António José Seguro, propõe-se "denunciar o memorando da troika e as suas revisões", mas também "abrir uma negociação com todos os credores para a reestruturação da dívida pública". <br/><br/>

02 de julho de 2012 às 01:00

O documento de lançamento do congresso é assinado por 250 figuras de esquerda, incluindo o ex-líder da CGTP Carvalho da Silva e o presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, mas também deputados do Bloco de Esquerda, como João Semedo, Cecília Honório, Catarina Martins, Mariana Aiveca e Fernando Rosas.

A iniciativa, que pretende "juntar forças" na esquerda, tem ainda as assinaturas de nove deputados do Partido Socialista. É o caso do ex-vice-presidente do grupo parlamentar do PS Pedro Nuno Santos, que saiu em rota de colisão com a actual direcção, mas também Ana Catarina Mendes, Sérgio Sousa Pinto, Mário Ruivo, Maria Antónia Almeida Santos, Duarte Cordeiro, Pedro Alves, João Galamba e Isabel Moreira.

O grupo dos nove adere a um movimento que se propõe "debater e construir em conjunto uma alternativa à política de desastre nacional consagrada no memorando da troika", assinado pelo ex-primeiro-ministro José Sócrates em duas versões, a 3 de Maio e 17 de Maio de 2011. Uma mensagem política contrária ao discurso que tem sido avançado pelo secretário-geral socialista: Seguro defende o cumprimento do acordo com a troika.

Entre outros ex--dirigentes ou militantes do PS que aparecem como subscritores e promotores do Congresso Democrático das Alternativas, contam-se ainda personalidades como Paulo Pedroso, Ana Benavente, António Arnaut, António Reis e Fernando Pereira Marques.

SEGURO FAZ VOLTA AO PAÍS SOBRE O ESTADO DA NAÇÃO

O PS estará esta semana na rua a preparar o debate do Estado da Nação do próximo dia 11 de Julho. Hoje, o líder do PS, António José Seguro, dedica o primeiro conjunto de encontros ao sector da Saúde, reunindo-se com elementos do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, no Hospital de Santa Maria. Amanhã, o dia será dedicado à Educação, e na quarta-feira, o tema escolhido é o emprego. A cultura e a economia fecham a semana de contributos para o debate.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8