page view

Costa e Rio isolam Ventura e lançam isco para parcerias

Secretário-geral do PS diz que saberá “construir soluções”, caso não consiga maioria absoluta. Se perder, demite-se mas ficará no ativo. Presidente do PSD prefere PAN ao Chega.

26 de janeiro de 2022 às 01:30

A corrida pelo voto do eleitorado mais ao centro entre PS e PSD aqueceu ontem a campanha dos líderes dos maiores partidos. Vão lançando o isco a todos menos ao Chega para ver quem no pós-eleições poderá viabilizar um Executivo rosa ou laranja. O presidente do PSD, Rui Rio, até prefere o PAN ao Chega para encontrar uma solução governativa.

A estratégia de Rio pareceu uma cópia da do secretário-geral do PS que anteontem enterrou as palavras “maioria absoluta” e disse já estar disponível para conversar com todos os partidos, menos com o Chega. António Costa repetiu ontem a mesma tese à Antena1, mas de uma forma mais vaga: “Seja qual for o resultado saberei construir soluções.” O socialista voltou a não esclarecer se assinará um acordo escrito com os partidos mais à esquerda, como desafiou o BE.

Certa é a demissão do líder do PS caso perca as Legislativas, mas manter-se-á na vida política ativa: “De uma forma ou de outra, continuarei a fazê-lo, mas não da mesma forma.”

Depois das últimas sondagens que ora são um empate técnico entre PS e PSD ora uma ligeira vantagem aos sociais-democratas, Rio passou ao ataque: “Acho que o dr. António Costa está na iminência de perder as eleições e acho que podia perder com dignidade.” Se precisar de alianças, Rio sublinha que CDS e Iniciativa Liberal serão os preferenciais se ganhar e vincou que uma eventual aliança governamental com o partido de André Ventura está fora de questão. E até admite recorrer mais rapidamente ao PAN. Porém, Costa já se adiantou no namoro ao Partido das Pessoas, dos Animais e Natureza quando ontem se mostrou disposto a voltar aos debates quinzenais no Parlamento. Esta é uma das linhas vermelhas apresentadas pelo PAN para eventuais entendimentos.

Mudança de discurso "inevitável"

"Bom sinal" que direita fique incomodada

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8