page view
Otelo Saraiva de Carvalho
25 de julho de 2021 às 12:52

De Marcelo Rebelo de Sousa a André Ventura: Todas as reações à morte de Otelo Saraiva de Carvalho

São já várias as figuras que reagiram à morte do Capitão de Abril Otelo Saraiva de Carvalho. O 'cérebro' da revolução morreu este domingo aos 84 anos.

Domingo, 25 de julho de 2021 às 12h49

Ferro Rodrigues homenageia Otelo

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, homenageou hoje Otelo Saraiva de Carvalho, "o maior símbolo individual do Movimento das Forças Armadas", que concretizou o sonho de todos os que "ansiavam por viver em liberdade".

Domingo, 25 de julho de 2021 às 12h50

"Se este país fosse justo, deveria ter morrido na prisão"

"Se este país fosse justo, deveria ter morrido na prisão". Foi assim que André Ventura, líder do Chega, reagiu à morte do Capitão de Abril Otelo Saraiva de Carvalho.

O juízo sobre a sua alma pertencerá definitivamente a Deus, mas se este país fosse justo Otelo Saraiva de Carvalho deveria ter morrido na prisão!

— André Ventura (@AndreCVentura) July 25, 2021

Domingo, 25 de julho de 2021 às 12h51

Governo sobre a morte de Otelo Saraiva de Carvalho

"Otelo Saraiva de Carvalho foi o coordenador operacional da ação militar do Movimento das Forças Armadas, que, no dia 25 de abril de 1974, derrubou o regime do Estado Novo, pondo fim à mais longa ditadura do século XX na Europa e abrindo caminho à democracia", referiu o Governo em comunicado.

Domingo, 25 de julho de 2021 às 12h52

"É ainda cedo para a História o apreciar com a devida distância"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já reagiu também à morte de Otelo Saraiva de Carvalho, lembrando o papel central de comando na revolução do 25 de Abril e apresentando as condolências à família. "É ainda cedo para a História o apreciar com a devida distância", escreveu na nota enviada.

Domingo, 25 de julho de 2021 às 12h42

PCP regista papel no 25 de Abril

O PCP registou este domingo o papel de Otelo Saraiva de Carvalho no 25 de Abril, considerando que o momento da sua morte "não é a ocasião para registar atitudes e posicionamentos que marcam o seu percurso político".

"Sobre o falecimento de Otelo Saraiva de Carvalho deve registar-se no essencial o seu papel no levantamento militar do 25 de Abril. O momento do seu falecimento não é a ocasião para registar atitudes e posicionamentos que marcam o seu percurso político", refere uma nota do gabinete de imprensa do PCP.

O Partido Comunista Português endereça ainda condolências à família e à Associação 25 de Abril.

Domingo, 25 de julho de 2021 às 12h45

Morte "acaba com uma época e uma utopia"

A ativista política e médica Isabel do Carmo lamentou a morte de Otelo Saraiva de Carvalho, considerando que, com o desaparecimento do militar e estratego do 25 de Abril de 1974, "acaba também uma época e uma utopia"

"Esta manhã [ao saber da notícia da morte] senti uma coisa, senti que acabou, que, com [a morte de] este homem, acaba também uma época, uma utopia. Senti isso, emocionalmente. Senti a perda, o desaparecimento. Já não vai ser possível falar com ele", afirmou Isabel do Carmo a agência Lusa.

Para a antiga dirigente do extinto do Partido Revolucionário do Proletariado (PRP), movimento que exerceu actividade clandestina através das suas Brigadas Revolucionárias (no PRP-BR), Otelo é, juntamente com Vasco Lourenço, "o dirigente do 25 de abril [de 1974], do Movimento dos Capitães e do derrube da ditadura".

Domingo, 25 de julho de 2021 às 12h41

"Símbolo de uma revolução" que libertou o país da ditadura

O comandante Manuel Begonha considera que Otelo Saraiva de Carvalho, que este domingo morreu, foi um dos grandes heróis do 25 de Abril e símbolo de uma revolução que libertou o país da ditadura.

"Apesar de termos tido algumas divergências, não quero deixar de manifestar a minha consideração e estima por um homem que foi, sem dúvida, um dos grandes heróis do 25 de Abril e símbolo de uma revolução que nos libertou de uma ditadura", afirmou Manuel Begonha à agência Lusa.

Para o comandante, "Otelo Saraiva de Carvalho foi um homem cativante, de diálogo fácil e de uma forte empatia, cuja presença não podia passar despercebida", referindo ainda que "alguns erros cometidos não apagam o essencial de uma figura notável do panorama político português".

"É, pois, com profundo pesar que registo a sua morte, apresentando à família e aos amigos os meus sentidos pêsames", acrescentou.

Domingo, 25 de julho de 2021 às 12h42

Carlos Matos Gomes destaca instinto de Saraiva de Carvalho em trazer povo para a revolução

O ex-militar Carlos Matos Gomes destacou o instinto de Otelo Saraiva de Carvalho, que hoje morreu, de trazer o povo para a revolução do 25 de abril, que sem ele teria sido apenas um golpe de estado militar.

"O grande relevo [de Otelo Saraiva de Carvalho] é o de ter tido o instinto de trazer o povo para a revolução, porque senão o 25 Abril teria sido um mero golpe de Estado militar", disse à agência Lusa Carlos Matos Gomes.

Domingo, 25 de julho de 2021 às 12h43

"Estou eternamente agradecido pelo papel determinante na implementação da democracia"

A carregar o vídeo ...

Domingo, 25 de julho de 2021 às 14h09

Luís Campos Ferreira recorda que Otelo "foi condenado devido às FP-25"

A carregar o vídeo ...

Domingo, 25 de julho de 2021 às 12h32

Revolução podia ter sido"mais violenta" sem Otelo

O militar de Abril Sousa e Castro disse que se não fossem as qualidades pessoais e militares de Otelo Saraiva de Carvalho, que faleceu hoje, aos 84 anos, a revolução poderia ter sido "mais violenta".

"Uma revolução paradigmática, que alcança os seus objetivos, derruba uma ditadura, e não produz vítimas ao Otelo se deve", afirmou Sousa e Castro em declarações à Lusa, lamentando a perda de "um amigo".

Domingo, 25 de julho de 2021 às 16h55

Raimundo Narciso, antifascista e ex-dirigente do PCP

"[Otelo Saraiva de Carvalho foi a] principal figura da revolução do 25 de Abril pelo seu papel na coordenação do movimento das Forças Armadas."

Domingo, 25 de julho de 2021 às 16h55

Carlos Matos Gomes, ex-militar

"O grande relevo [de Otelo Saraiva de Carvalho] é o de ter tido o instinto de trazer o povo para a revolução, porque senão o 25 Abril teria sido um mero golpe de Estado militar."

Domingo, 25 de julho de 2021 às 16h55

Isabel do Carmo, ativista política e médica

"Esta manhã [ao saber da notícia da morte] senti uma coisa, senti que acabou, que, com [a morte de] este homem, acaba também uma época, uma utopia. Senti isso, emocionalmente. Senti a perda, o desaparecimento. Já não vai ser possível falar com ele."

Domingo, 25 de julho de 2021 às 16h55

Nota do gabinete de imprensa do PCP

"Sobre o falecimento de Otelo Saraiva de Carvalho deve registar-se no essencial o seu papel no levantamento militar do 25 de Abril. O momento do seu falecimento não é a ocasião para registar atitudes e posicionamentos que marcam o seu percurso político."

Domingo, 25 de julho de 2021 às 16h56

Manuel Begonha, comandante

"Apesar de termos tido algumas divergências, não quero deixar de manifestar a minha consideração e estima por um homem que foi, sem dúvida, um dos grandes heróis do 25 de Abril e símbolo de uma revolução que nos libertou de uma ditadura."

Domingo, 25 de julho de 2021 às 16h56

Catarina Martins, coordenadora do BE

"Estratega do 25 de abril, Otelo Saraiva de Carvalho] será sempre lembrado como um dos libertadores de Portugal."

Domingo, 25 de julho de 2021 às 16h56

Rui Rio, presidente do PSD

"O dia da morte de Otelo Saraiva de Carvalho é momento para reconhecer o seu papel corajoso e decisivo no 25 de Abril e na conquista da liberdade."

Domingo, 25 de julho de 2021 às 16h56

Nota da Direção Nacional do Chega

"[Não se pode] esquecer hoje o papel perverso e destrutivo que Otelo Saraiva de Carvalho teve no Portugal pós-25 de Abril, bem como a mancha de sangue que deixou durante esse processo histórico em que foi um protagonista fundamental."

Domingo, 25 de julho de 2021 às 16h56

Sousa e Castro, militar de Abril

"Uma revolução paradigmática, que alcança os seus objetivos, derruba uma ditadura, e não produz vítimas ao Otelo se deve. Se fosse outro o comandante militar, provavelmente a conduta de operações e das próprias tropas em movimento poderia ter sido mais violenta [no 25 de Abril de 1974]."

Domingo, 25 de julho de 2021 às 16h57

Manuel Castelo-Branco, filho de uma das vítimas das FP-25

"Para muitos, morreu hoje o Capitão de Abril, para outros o responsável máximo do Copcoon, para mim morreu o homem que mandou matar o meu pai e mais 14 vitimas inocentes, um bebé, o Nuno de apenas quatro meses, o Henrique, o Diamantino, o Alexandre, o Álvaro, o Adolfo, o Agostinho, o Fernando, o José, o Evaristo e o Rogério."

Domingo, 25 de julho de 2021 às 16h57

Miguel Barbosa, vice-presidente do CDS-PP

"[Otelo foi] um dos principais obreiros do golpe de estado que ficou conhecido como a Revolução dos Cravos, o 25 de Abril de 1974. (...) [Mas o CDS não esquece]] Comando Operacional do Continente, os mandados de captura em branco e as vítimas mortais do terrorismo das FP25. Não esquecemos que Otelo Saraiva de Carvalho era o rosto de toda essa atrocidade."

Domingo, 25 de julho de 2021 às 16h57

Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho

"Expresso o meu pesar pela morte de Otelo Saraiva de Carvalho, que contribuiu de forma decisiva para a concretização da revolução de 25 de abril de 1974, através da sua liderança militar e capacidade estratégica, permitindo pôr fim à ditadura e abrir caminho à democracia em Portugal. Hoje evoco o seu papel na conquista da Liberdade."

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8