page view

Duzentos lembram fundador

Luís Filipe Menezes reuniu ontem cerca de duzentos ex-governantes do PSD num Hotel de Lisboa para um encontro que visou homenagear Sá Carneiro no dia em que se assinalaram 27 anos da morte daquele que foi o primeiro chefe de Governo dos sociais-democratas.

05 de dezembro de 2007 às 00:00

Cavaco Silva, pelas funções que ocupa no lugar cimeiro do Estado, não compareceu. Mas houve outras ilustres ausências.

Sob o lema ‘Sá Carneiro. Homem de Pensamento. Homem de Acção’, a sessão juntou muitos dos homens e mulheres que ao longo dos tempos têm escrito a história da “família laranja”. Entre ex-primeiro-ministros, ex-ministros e ex-secretários de Estado de Governos sociais-democratas, esteve em destaque uma das figuras mais notáveis do partido, Eurico de Melo. Ex-ministro de Governos sociais-democratas nas mais diversas áreas , o histórico do partido, aceitou o convite de Luís Filipe Menezes para comparecer neste encontro pelas “boas lembranças” que guarda de Sá Carneiro. “Foi um bom presidente, um bom primeiro-ministro e um bom amigo”, afirmou ao CM o famoso ‘vice-rei do Norte’.

O actual líder da bancada do PSD e ex-presidente do partido, Santana Lopes, fez questão de marcar presença, não fosse Sá Carneiro, segundo confidenciou ao CM, “o único ídolo” que teve ao longo de “toda a vida”. “Tive o privilégio de trabalhar directamente com ele tinha os meus 25 anos, estava eu a começar a minha carreira. Foi uma honra”, afirma.

O secretário-geral do PSD, Ribau Esteves, abriu a sessão de homenagem a Sá Carneiro em que tomaram a palavra, para além de Eurico de Melo e Santana Lopes, o ex-líder Rui Machete , que lembrou Sá Carneiro como “um homem de grande aprumo profissional e grande coragem”. Francisco Pinto Balsemão, um dos fundadores do partido, e Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia e ex-líder, não compareceram mas deixaram uma mensagem em vídeo emitido no decorrer da sessão.

O discurso do líder do PSD encerrou o encontro. Menezes afirmou que o propósito desta reunião foi “dar um contributo para que o partido recupere a sua auto-estima”.

O ex-líder Marques Mendes não esteve na festa da família laranja.

MENEZES COLOCA FLORES NO TÚMULO DE CARNEIRO

O dia de Luís Filipe Menezes começou no cemitério do Lumiar em Lisboa onde depositou uma coroa de flores com as cores do partido (branco e laranja) no túmulo de Sá Carneiro

DIRECÇÃO

Feliciano Barreiras Duarte, Zita Seabra, Mendes Bota e Rui Gomes da Silva estiveram presentes na homenagem ao fundador.

LUTA

Durante o seu discurso, o líder da bancada parlamentar dos sociais-democratas, Santana Lopes, lembrou o “homem lutador” que foi Sá Carneiro.

DISCRETO

O ex-líder do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve presente, mas discreto, tendo optado por se sentar nas últimas filas da sala do Hotel, ao lado de Leonor Beleza.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8