page view

Frases do décimo dia da campanha oficial para as eleições de 12 de outubro

Eleições autárquicas decorrem a 12 de outubro.

09 de outubro de 2025 às 17:55

Eis as frases do décimo dia oficial da campanha para as eleições autárquicas de 12 de outubro:

"O que é denominador comum é o espaço público abandonado nos bairros municipais, onde tudo pode acontecer. Existem todo o tipo de perigos para as crianças, com muito consumo a céu aberto, como pudemos ver, e equipamentos que podiam estar abertos aos cidadãos estão fechados. É um desmazelo completo e são cidadãos de segunda."

Nuno Cardoso, candidato da Porto Primeiro à Câmara do Porto

"As pessoas não investem [em Viseu] porque o processo burocrático é obsoleto. É de 1990, o ano em que o atual presidente (Fernando Ruas) tomou posse."

Paulo Quintão, candidato do ADN à presidência da Câmara de Viseu

"Considero que transportar para as eleições autárquicas outros temas acaba por ser um insulto ao poder local. Por uma razão: as eleições autárquicas são uma das maiores vitórias do Portugal democrático, os nossos autarcas são o que de mais próximo o poder político tem para dar aos cidadãos, são quem está com eles na rua todos os dias a resolver os seus problemas."

Nuno Melo, presidente do CDS-PP

"Um primeiro-ministro de um país não pode estar sob suspeita."

José Luís Carneiro, secretário-geral do PS

"O aumento do CSI é importante, não desvalorizo isso, mas afeta 200 mil pessoas. É importante para quem recebe, mas não nos podemos esquecer que há mais de um milhão de reformados e pensionistas no nosso país que recebe menos de 500 euros. Portanto, ficam 800 mil de fora dessa medida. Não é pouca gente."

Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP

"Vejam ao que eles chegaram, soube há bocadinho, depois disso tudo que tem acontecido nas últimas horas, que o primeiro-ministro tinha antecipado a entrega do Orçamento do Estado para amanhã [quinta-feira], para desviar as atenções de tudo o que está a acontecer."

André Ventura, presidente do Chega

"Os portugueses têm memória do que foram os tempos em que eram governados por socialistas."

Mariana Leitão, líder da Iniciativa Liberal

"Eu repito aquilo que já disse e não mudei a esse respeito: nós acreditamos que para termos uma governação estável teríamos de ter parceiros confiáveis. E nós não reconhecemos isso no Partido Chega. Não é questão da cor das linhas."

Pedro Duarte, candidato da coligação PSD/CDS-PP/IL ao Porto

"Quero assumir convosco que quando for o primeiro-ministro deste país poderão ter a certeza de que não confundirei as minhas funções governativas com as funções partidárias e não as usarei para fazer campanha eleitoral."

José Luís Carneiro

"Ainda não o vi, não faço a menor ideia se é bom ou mau. Há uma coisa que sabemos, atendendo ao historial de PS e PSD, costumam ser maus orçamentos, nos últimos 50 anos foram quase sempre maus os orçamentos, mas às vezes até um relógio estragado acerta duas vezes ao dia, pode ser que Montenegro tenha acertado."

André Ventura

"Estão a ser feitas promessas, que representam que há candidaturas que chegam com atraso a Coimbra e que estão a prometer aquilo que já está feito."

José Manuel Silva, candidato da coligação Juntos Somos Coimbra e atual presidente do município

"Ganhar o Porto e ganhar Lisboa é um objetivo político fundamental e a minha perceção hoje, três meses depois de ter chegado à liderança do PS, é que há um amplo movimento da sociedade civil, que é um amplo movimento, naturalmente, que tem no PS uma casa comum, mas que está muito para além do Partido Socialista."

José Luís Carneiro

"Lisboa precisa da resposta da alternativa. Não precisa de derrotar Moedas e manter a política de Moedas."

Paulo Raimundo

"Nem as autárquicas, nem a apresentação do Orçamento do Estado vão retirar aquilo que são os esclarecimentos que Luís Montenegro ainda tem a dar ao país, mas em particular do ponto dos elementos que o Ministério Público já pediu."

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN

"[Dia 12] Acho que vai haver vários cabeçudos, a Iniciativa Liberal certamente não será um deles", porque "acho que vamos ter mesmo muito bom resultado."

Mariana Leitão

"Temos dito, desde o início, e creio que esta campanha o demonstrou, [que] a CDU está nestas eleições em condições de disputar e de assumir todas as responsabilidades, incluindo a presidência da Câmara Municipal de Lisboa."

João Ferreira, candidato da CDU à Câmara de Lisboa

"Desde o 25 de Abril nunca tivemos nenhum partido a ameaçar também o domínio territorial autárquico de outros partidos. Já aconteceu no dia 18 de maio, com a quebra do bipartidarismo, e o bipartidarismo vai quebrar novamente no dia 12, esse é o grande objetivo."

André Ventura

"Este orçamento põe o Estado em primeiro lugar, em vez de pôr os portugueses em primeiro lugar."

Mariana Leitão

"Se ainda houver alguma coisa do PRR, que infelizmente Carlos Moedas desaproveitou, aí estarei para, logo no início, mal tome posse, perceber com o Governo se ainda é possível mobilizar algumas verbas para isso."

Alexandra Leitão, candidata da coligação "Viver Lisboa"

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8