O PCP lançou este sábado o eurodeputado João Ferreira, de 41 anos, na corrida às eleições Presidenciais. O novo candidato anunciado vai ser oficialmente apresentado na próxima quinta-feira, 17 de setembro.
O líder do partido comunista, Jerónimo de Sousa, referiu que o candidato "estará junto dos trabalhadores e do povo na luta pelos seus interesses".
"A nossa candidatura é para ir até ao fim", acrescentou o líder comunista quando questionado sobre possível desistência se um dos outros partidos à esquerda estiver melhor classificado.
"O João está animado para levar por diante e procurar um resultado que corresponda aos objetivos", garantiu Jerónimo de Sousa.
A candidatura foi aprovada por unanimidade no Comité Central.
João Ferreira, biólogo, 41 anos, é eurodeputado do PCP e vereador da CDU na Câmara de Lisboa.
As eleições presidenciais de janeiro de 2021 começam a ganhar forma, numa altura em que se conhecem nove candidaturas até ao momento, três das quais à esquerda. São eles o deputado André Ventura (Chega), o advogado e fundador da Iniciativa Liberal Tiago Mayan Gonçalves, o líder do Partido Democrático Republicano (PDR), Bruno Fialho, a eurodeputada e dirigente do BE Marisa Matias, a ex-deputada ao Parlamento Europeu e dirigente do PS Ana Gomes, Vitorino Silva (mais conhecido por Tino de Rans), o ex-militante do CDS Orlando Cruz e a partir de hoje João Ferreira, do PCP.