page view

Sócrates regressa segunda-feira a tribunal

Correio da Manhã acompanhou em tempo real o desenrolar dos acontecimentos na detenção do ex-primeiro-ministro.

23 de novembro de 2014 às 07:56

Advogado de Sócrates não se pronuncia sobre processo

21h46: José Sócrates já está no Cometlis, em Moscavide. O ex-primeiro-ministro vai passar a terceira noite na sede da PSP e amanhã (segunda-feira, dia 23), às 09h15, regressa ao Tribunal Central de Instrução Criminal, no Campus de Justiça.

21h43: Ex-primeiro-ministro sai do Tribunal de Instrução Criminal. 

20h44: Advogado João Araújo sai do tribunal, adiantando que o interrogatório a José Sócrates irá continuar segunda-feira (dia 24), às 09h15. O ex-primeiro-ministro está com "um estado de espírito ótimo e forte".

20h10: José Sócrates foi apanhado pela câmara da CMTV através do vidro de uma das salas do Tribunal Central de Instrução Criminal, no Campus de Justiça.

19h50: Por esta hora, três carros entraram na sede da PJ, em Lisboa, transportando três dos arguidos que foram interrogados este domingo. Sócrates não está entre eles.

19h30: Continua o interrogatório ao antigo primeiro-ministro. 

18h40: Intervalo no primeiro interrogatório a José Sócrates. O advogado, João Araújo, foi visto com o antigo primeiro-ministro na zona onde, normalmente, os advogados e os arguidos costumam consultar o processo. Já deverão conhecer as medidas de coação.

18h00: Movimentações à porta do tribunal, mas José Sócrates e o advogado mantém-se dentro das instalações. Para já, não há indicações se estas se devem ao fim do interrogatório ou o intervalo. Caso seja o intervalo, poderão seguir-se mais quatro horas de interrogatório.

17h53 - José Sócrates já se encontra no Campus de Justiça há nove horas e está há pelo menos três a ser ouvido pelo juiz. Aguarda-se que depois das 18h00 haja novas informações sobre a hora a que deverá terminar o interrogatório.

16h30 - O interrogatório a José Sócrates terá começado depois da hora do almoço, devendo demorar cerca de quatro horas. Se estas não chegarem, deverá ser feito um intervalo. Ainda não se sabe se as medidas de coação são hoje conhecidas.

14h42 - José Sócrates já está a ser interrogado pelo juiz Carlos Alexandre. Informação avançada ao Correio da Manhã por fonte do tribunal.

13h09 - CMTV avança que Sócrates ainda não foi ouvido. O advogado do antigo primeiro-ministro, que deve estar presente durante o interrogatório, tem saído diversas vezes do edifício do TCIC.

12h50 - Recorde a vida do ex-primeiro-ministro num gráfico cronológico:

12h47 - Advogado João Araújo, defensor de José Sócrates, reentra no edifício do tribunal com um saco na mão. Aos jornalistas, diz que foi "comprar o almoço".

12h15 - CMTV avança que Paula Lourenço, advogada dos três outros detidos, já tinha defendido Rui Gonçalves, ex-secretário de Estado do Ambiente de Sócrates , no caso Freeport.

09h01 - Interpelado pela CMTV, o advogado João Araújo recusou falar sobre o caso. "Por duas razões: os advogados não falam sobre processos que lhes estão confiados e porque não gosto de falar."

Advogado de Sócrates mantém o silêncio

08h55 - Chegou ao Tribunal Central de Instrução Criminal João Araújo, advogado de José Sócrates, o qual apenas disse que mantém a intenção de fazer este domingo uma declaração "assim que tiver oportunidade".

08h37 - O antigo primeiro-ministro entra na garagem do TCIC, onde vai ser ouvido.

08h32 - José Sócrates saiu do Cometlis - Comando Metropolitano da PSP de Lisboa - em direção ao Campus de Justiça. Saíram três carros das instalações policias.

Veja o minuto a minuto do primeiro dia de detenção

O ex-primeiro-ministro José Sócrates volta este domingo ao Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) para ser interrogado pelo juiz Carlos Alexandre no âmbito de um inquérito que investiga suspeitas dos crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção.

Sócrates já chegou ao Campus de Justiça

José Sócrates foi detido na sexta-feira, ao regressar de avião a Lisboa proveniente de Paris.

No sábado, Sócrates acompanhou buscas realizadas pelas autoridades na sua residência em Lisboa e foi conduzido ao TCIC pelas 16h45, onde permaneceu mais de cinco horas.

José Sócrates foi depois conduzido ao Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP, em Moscavide, onde passou a segunda noite consecutiva.

Em comunicado divulgado no sábado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou a detenção de José Sócrates, bem como do empresário Carlos Santos Silva, do advogado Gonçalo Trindade Ferreira e do motorista João Perna.

O inquérito conduzido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) investiga "operações bancárias, movimentos e transferências de dinheiro sem justificação conhecida e legalmente admissível".

A PGR referiu também que o inquérito "teve origem numa comunicação bancária" feita ao DCIAP e é uma "investigação independente de outros inquéritos em curso, como o Monte Branco ou o Furacão, não tendo origem em nenhum destes processos".

Esta é a primeira vez na história da democracia portuguesa que um antigo primeiro-ministro é detido para interrogatório.

José Sócrates, 57 anos, chefiou o Governo entre 2005 e 2011.

Conheça os crimes de que José Sócrate é acusado

Conheça os crimes de que José Sócrates é acusado

 

1 / 41

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8