page view

"Momento histórico para o futuro de Portugal": Linha de Alta Velocidade vai ligar Porto e Oiã

Ligação Porto-Oiã é a primeira fase do projeto que vai contar com uma ligação nova de alta velocidade com 71 quilómetros.

30 de julho de 2025 às 01:30

As Infraestruturas de Portugal (IP) e o consórcio LusoLav, liderado pela Mota-Engil, assinaram na terça-feira o contrato de concessão do primeiro troço da Linha de Alta Velocidade que vai ligar Porto (Campanhã) e Oiã, que contou com um financiamento do Banco Europeu de Investimento (BEI) de 875 milhões de euros, anunciou o Governo. Na cerimónia em representação do Executivo esteve presente o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz que referiu que este é “um momento histórico para o futuro de Portugal”.

O governante deixou ainda um aviso às empresas ao referir: “Habituemo-nos a cumprir prazos, a cumprir orçamentos, a cumprir Portugal e as promessas que fazemos aos portugueses". 

No acordo estabelecido para a construção da primeira PPP (parceria público-privada), "o troço Porto-Oiã incluirá 71 km de nova infraestrutura ferroviária de alta velocidade; nova estação em Santo Ovídio (Vila Nova de Gaia), adaptação da Estação de Campanhã para serviços de alta velocidade; nova ponte sobre o rio Douro; ligações à Linha do Norte perto de Canelas e nova subestação de tração elétrica na zona de Estarreja", refere a nota enviada pelo BEI e pela IP.  Em abril, o consórcio LusoLav tinha apresentado à Câmara de Gaia a possibilidade de construção de duas pontes, em vez de uma, sobre o rio Douro e a estação de Gaia em Vilar do Paraíso em vez de Santo Ovídio. De acordo com a Mota-Engil, o custo do desenvolvimento do troço entre o Porto e Oiã ascende a 1.661 milhões de euros. 

A linha de alta velocidade tem como objetivo final ligar Porto e Lisboa em um hora e 15 minutos, em 2032, com paragens possíveis em Gaia, Aveiro, Coimbra e Leiria, e o percurso Porto-Vigo em 50 minutos, também previsto para o mesmo ano.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8