page view

Parlamento aprova deslocações do PR à Alemanha e Estados Unidos da América

Chega votou contra a deslocação do chefe de Estado à Alemanha.

10 de setembro de 2025 às 17:27

O parlamento aprovou esta quarta-feira deslocações do Presidente da República à Alemanha, entre quinta-feira e sábado, e aos Estados Unidos da América, para a 80.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, entre 20 e 25 deste mês.

A deslocação do chefe de Estado à Alemanha teve votos a favor de todos os partidos menos o Chega, que votou contra, enquanto a ida às Nações Unidas, em Nova Iorque, foi aprovada por unanimidade.

De acordo com uma nota hoje publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa "realizará uma visita oficial à Alemanha, entre os dias 11 e 13 de setembro, a convite do seu homólogo alemão, Presidente Frank-Walter Steinmeier".

Durante esta visita oficial, "o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa será recebido no Palácio Bellevue", residência oficial do Presidente da Alemanha, em Berlim, "onde haverá uma reunião de trabalho entre os dois chefes de Estado".

Marcelo Rebelo de Sousa também estará presente na Bürgerfest, "Festa dos Cidadãos", iniciativa "que se realiza anualmente nos jardins da residência oficial do Presidente Federal, para honrar o trabalho voluntário e promover o envolvimento cívico dos cidadãos", lê-se na mesma nota.

Em duas cartas dirigidas à Assembleia da República, o chefe de Estado pediu o assentimento para esta visita, entre 11 e 13 de setembro, e para "se deslocar a Nova Iorque, nos dias 20 a 25 de setembro, por ocasião do debate geral da 80.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas".

Segundo a lista provisória de intervenções, Marcelo Rebelo de Sousa irá discursar no primeiro dia de debate geral, terça-feira, 23 de setembro.

Será a sua sexta, e última, uma vez que o seu segundo mandato presidencial termina em 9 de março do próximo ano, intervenção em representação de Portugal no debate geral anual entre chefes de Estado e de Governo dos 193 Estados-membros da ONU, em que também participou em 2016, 2018, 2019, 2021 e 2023.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8