page view

PS com proposta para deduzir em IRS despesas das viagens dos universitários açorianos

Partido entregou projeto de lei na Assembleia da República.

24 de julho de 2025 às 19:05

O PS entregou um projeto de lei na Assembleia da República para que as despesas dos estudantes universitários em viagens entre o continente e os Açores e interilhas possam ser deduzidas em IRS, foi, esta quinta-feira, anunciado.

Segundo o deputado e líder do PS/Açores, Francisco César, a intenção do partido é que as despesas de viagens de avião entre a residência do aluno e o polo universitário onde estuda (ligações entre o continente e os Açores e entre ilhas) possa ser deduzidas em sede de IRS, tal como as despesas de alojamento e propinas.

"Não é a solução que vai resolver todos os problemas, mas, num momento em que há problemas, o que nós devemos fazer é tentar arranjar soluções que pelo menos diminuam um pouco aquelas que são as dificuldades das famílias", declarou o socialista aos jornalistas, após uma reunião com a reitoria da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada.

Francisco César, que foi eleito pelo círculo dos Açores, defendeu que a proposta, que irá ser votada na próxima sessão legislativa, tem "valores bastantes baixos" para o erário público, não tendo "peso quase nenhum" no Orçamento do Estado.

O também presidente do PS/Açores disse "não ter nenhum tabu" em relação a quem poderá aprovar a proposta na Assembleia da República, mas apelou à responsabilidade do PSD já que o Chega decide com base "naquilo que o oportunismo dita".

"O PS é o partido da oposição, mas também é um partido de construção", reforçou.

Francisco César alertou para a redução significativa do número de alunos no ensino superior, um "decréscimo que é maior nos Açores".

O socialista justificou a redução dos estudantes com a demografia, o desinteresse dos jovens (motivado pelos baixos salários após a conclusão do curso) e as condições económicas.

"O principal problema que as famílias têm e que provoca o abandono do ensino superior ou a opção de não ingressar no ensino superior é, sobretudo, o agravamento das condições dos custos que os estudantes têm quando acedem à universidade", sublinhou.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8