page view

Partidos pedem esclarecimentos sobre refugiados ucranianos recebidos por russos na Câmara de Setúbal

Jornal Expresso noticia esta sexta-feira que refugiados ucranianos foram recebidos na Câmara de Setúbal por russos simpatizantes do Kremlin.

29 de abril de 2022 às 12:03

O jornal Expresso noticiou esta sexta-feira que refugiados ucranianos foram recebidos pela autarquia por simpatizantes pró-Kremlin e que responsáveis pela Linha de Apoio aos Refugiados estão a fotocopiar documentos dos refugiados, entre os quais passaportes e certidões das crianças.

Segundo aquela publicação, pelo menos 160 refugiados ucranianos já terão sido recebidos por Igor Khashin, antigo presidente da Casa da Rússia e do Conselho de Coordenação dos Compatriotas Russos, e pela mulher, Yulia Khashin, funcionária do município setubalense.

Em comunicado a Câmara Municipal de Setúbal revelou que "irá solicitar ao Ministério da Administração Interna que adote, de imediato, os necessários procedimentos no sentido de averiguar a veracidade das suspeitas veiculada (...), manifestando total disponibilidade para prestar toda a informação necessária".

A autarquia tem em funcionamento, desde o início da guerra na Ucrânia, um serviço de atendimento a refugiados ucranianos para prestar o apoio ao acolhimento daqueles que fogem da guerra.

A autarquia tem em funcionamento, desde o início da guerra na Ucrânia, um serviço de atendimento a refugiados ucranianos para prestar o apoio ao acolhimento daqueles que fogem da guerra.

PCP recusa exclusões ou "sentimentos xenófobos" no acolhimento a refugiados em Setúbal

O PCP sustentou esta sexta-feira que o trabalho desenvolvido com imigrantes no município de Setúbal, liderado por um autarca eleito pela CDU, "caracteriza-se por critérios de integração", rejeitando exclusões ou "sentimentos xenófobos" no acolhimento a refugiados.

Numa curta resposta enviada à agência Lusa, o PCP refere que "o trabalho com imigrantes que há muito se desenvolve no município de Setúbal caracteriza-se por critérios de integração e amizade entre os povos onde não prevalecem nem exclusões nem sentimentos xenófobos".

'Verdes' repudiam qualquer tentativa de discriminação e xenofobia que possa envolver cidadãos de origem ucraniana ou russa

O Partido Ecologista Os Verdes (PEV), reagiu esta tarde à polémica que envolve a Câmara de Setúbal, liderada por André Martins, precisamente do PEV e garante que "a existirem irregularidades" acredita que "serão apuradas todas as situações de forma a garantir o cabal esclarecimento das suspeitas veiculadas e a salvaguarda dos direitos e bem estar das pessoas envolvidas( cidadãos refugiados, funcionários ou voluntários)".

Os Verdes acrescentam ainda que em qualquer situação, repudiam "qualquer tentativa de discriminação e xenofobia que possa envolver cidadãos de origem ucraniana ou russa, voluntários ou funcionários, que colaboram com os municípios, entre os quais Setúbal, Aveiro, Albufeira e Gondomar", ou noutras associações, grupos e instituições que prestam apoio aos refugiados ucranianos.

PSD rejeita "que longa mão do KGB chegue a Setúbal" em caso com refugiados ucranianos recebidos por russos na Câmara

O presidente do PSD da Distrital de Setúbal exigiu esta sexta-feira uma investigação à notícia avançada pelo jornal Expresso de que refugiados ucranianos foram recebidos na Câmara de Setúbal por russos simpatizantes do regime de Vladimir Putin e que responsáveis pela Linha de Apoio aos Refugiados estão a fotocopiar documentos dos refugiados, entre os quais passaportes e certidões das crianças.

Em comunicado, Paulo Ribeiro exige que o Governo e as entidades competentes "investiguem "urgentemente" esta situação".

"Não aceitamos que a longa mão do KGB chegue a Setúbal", afirma o dirigente social-democrata,

O presidente diz ainda ser "incompreensível" o que a Câmara Municipal, liderada pelo PCP, está a fazer com os refugiados ucranianos.

Iniciativa Liberal pede audição do presidente da Câmara de Setúbal sobre acolhimento de refugiados

Em declarações aos jornalistas nos passos perdidos do parlamento, a deputada da Iniciativa Liberal (IL) Joana Cordeiro referiu que o partido "está a acompanhar com extrema preocupação" as notícias que têm chegado "pela comunicação social do acolhimento que está a ser feito na Câmara de Setúbal aos refugiados ucranianos", referindo-se à edição do Expresso que refere que "esse acolhimento está a ser feito por pessoas ligadas a organizações russas que defendem o regime de Putin".

Chega quer audição de presidente da Câmara de Setúbal sobre acolhimento de refugiados

O Chega vai requerer a audição na Assembleia da República do presidente da Câmara Municipal de Setúbal para prestar esclarecimentos sobre uma "situação deveras preocupante" noticiada esta sexta-feira que visa o acolhimento de refugiados ucranianos naquele município.

"Pretendemos chamar o presidente da Câmara Municipal de Setúbal ao parlamento para prestar declarações", afirmou o deputado Bruno Nunes, eleito por Setúbal, em declarações aos jornalistas.

O deputado do Chega defendeu que também o Presidente da República "deve tomar uma posição sobre este assunto".

Bloco de Esquerda questiona Governo sobre condições do acolhimento de refugiados

"O Bloco de Esquerda endereçou à senhora ministra dos Assuntos Parlamentares, responsável pela matéria do acolhimento dos refugiados, uma pergunta para esclarecer os termos da notícia que hoje foi tornada pública que dá conta de que refugiados ucranianos, que saíram da Ucrânia por motivo da guerra desencadeada pela Rússia, estão a ser recebidos em condições que lhes cria constrangimentos", disse aos jornalistas o líder parlamentar bloquista, Pedro Filipe Soares.

De acordo com o dirigente do BE, esta pergunta dirigida ao ministério liderado por Ana Catarina Mendes "tem um duplo objetivo", o primeiro dois quais "esclarecer a situação em concreto" relativa à Câmara de Setúbal e "se o Governo tem dela conhecimento, se a vai fiscalizar, que consequências é que dela tira".

PAN defende audição do presidente da Câmara de Setúbal sobre acolhimento de refugiados

O PAN defendeu esta sexta-feira que o parlamento deve ouvir o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, sobre o acolhimento de refugiados naquele concelho, considerando estar-se perante uma "violação grosseira" dos direitos dos ucranianos.

Em declarações aos jornalistas nos Passos Perdidos da Assembleia da República, em Lisboa, a deputada única do PAN, Inês Sousa Real, disse que o partido está "a ponderar, evidentemente, apesar da autonomia do poder local, convocar o presidente da Câmara para que possa prestar todos os esclarecimentos, porque é demasiado grave aquilo que se passou".

"É uma violação grosseira dos seus direitos [dos refugiados ucranianos]", disse a porta-voz do Pessoas-Animais-Natureza.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8