page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Refúgio Proibido Um refúgio. Dois corações. Mil segredos.

Supervisor inspira aumento milionário

Antigo governo nomeou parte da comissão que subiu rendimentos.

03 de fevereiro de 2016 às 09:11

A comissão de vencimentos que determinou, em outubro de 2015, os salários milionários dos gestores da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) usou o salário do governador do Banco de Portugal como exemplo para determinar aumentos de 150%. Carlos Costa recebia 15 572,67 mensais ilíquidos em 2015.

Segundo o ‘Jornal de Negócios’, o valor de referência oscilou entre o salário do governador Carlos Costa e o do primeiro-ministro, cerca de 6300 euros ilíquidos.

Em causa estão ordenados brutos mensais entre os 16 075 euros/mês para o presidente da ANAC, Luís Ribeiro, e os 12 860 euros para um vogal. Antes da atualização, Luís Ribeiro auferia 6030 euros ilíquidos mensais.

Os aumentos resultaram da alteração do Instituto Nacional de Aviação Civil para a ANAC, que assume o perfil de uma entidade reguladora. A comissão de vencimentos tem dois elementos nomeados a 31 de julho de 2015 pelo então secretário de Estado Adjunto e do Orçamento, Hélder Reis, e pelo ex-ministro da Economia Pires de Lima. Não foi só a ANAC que usou o salário do governador do Banco de Portugal como referência.

A regra é igual noutras entidades, como a Autoridade da Concorrência e a Entidade Reguladora do Setor Energético.

O caso vai ser debatido no Parlamento, a pedido da esquerda e do CDS, com audições de vários responsáveis, entre os quais a ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8