Idoso ateia cinco incêndios em Celorico de Basto
Homem de 76 anos foi apanhado pelos militares.
U m homem, de 76 anos, foi surpreendido em flagrante pelos militares da GNR. Estava com um isqueiro na mão junto a uma zona de mato seco, em Celorico de Basto, a tentar provocar um fogo. Tinha já causado cinco outros incêndios florestais na mesma zona. Em todos os casos terá usado o isqueiro para deflagrar os fogos.
Os crimes foram cometidos durante o dia de domingo. Os militares da GNR realizavam ações de prevenção contra incêndios e patrulhavam uma vasta zona florestal do concelho. A certa altura depararam-se com cinco pontos de ignição e com as respetivas colunas de fumo. Continuaram na zona à procura de suspeitos e acabaram por intercetar o idoso, em flagrante. O homem ateou os cinco incêndios em zonas de mata e também de floresta.
A detenção foi efetuada pelos militares da GNR, mas por estarem em causa crimes de incêndio foi contactada a Polícia Judiciária de Braga.
Os factos foram também remetidos para o Tribunal. O idoso foi ouvido em primeiro interrogatório judicial, com vista à aplicação das medidas de coação.
U m homem, de 76 anos, foi surpreendido em flagrante pelos militares da GNR. Estava com um isqueiro na mão junto a uma zona de mato seco, em Celorico de Basto, a tentar provocar um fogo. Tinha já causado cinco outros incêndios florestais na mesma zona. Em todos os casos terá usado o isqueiro para deflagrar os fogos.Os crimes foram cometidos durante o dia de domingo. Os militares da GNR realizavam ações de prevenção contra incêndios e patrulhavam uma vasta zona florestal do concelho. A certa altura depararam-se com cinco pontos de ignição e com as respetivas colunas de fumo. Continuaram na zona à procura de suspeitos e acabaram por intercetar o idoso, em flagrante. O homem ateou os cinco incêndios em zonas de mata e também de floresta.A detenção foi efetuada pelos militares da GNR, mas por estarem em causa crimes de incêndio foi contactada a Polícia Judiciária de Braga.Os factos foram também remetidos para o Tribunal. O idoso foi ouvido em primeiro interrogatório judicial, com vista à aplicação das medidas de coação.PORMENORES
Vários meios no local
Os fogos que foram ateados pelo idoso durante o dia de domingo mobilizaram várias dezenas de operacionais dos bombeiros. Para o terreno foram ainda acionadas várias viaturas de combate a incêndios.
Nenhum dos fogos provocados pelo idoso representou perigo para casas e pessoas. Todos os focos de incêndio ocorreram em zonas de mata e floresta. Por cada crime de incêndio florestal o suspeito incorre numa pena que varia entre um e oito anos de prisão.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt