"Lisboa é uma cidade sísmica, vamos ter sempre sismos": Carlos Moedas afirma que a cidade está preparada para reagir
Presidente da Câmara Municipal de Lisboa sentiu o tremor de terra e diz que começaram logo a agir pelas 5h12.
Carlos Moedas reagiu de forma tranquila ao sismo que ocorreu na madrugada desta segunda-feira, indicando à CMTV que "a escala deste sismo era muito baixa comparada com a que aciona os planos nacional ou local". Referiu ainda que "Lisboa é uma cidade sísmica, vamos ter sempre sismos" e afirmou que a cidade está preparada para lidar com eventuais efeitos de atividade sísmica.
O autarca relembrou ainda a fiscalização feita a mais de 1500 edifícios em Lisboa para garantir que estão preparados para abalos, na qual se verificou que apenas 10% dos edifícios municipais precisam de reforço, e ações junto das comunidades das freguesias para orientação de planos de evacuação em caso de sismos, estabelecidos nos últimos meses.
A cidade está também equipada com sirenes de alerta para tsunami, que não precisaram de ser acionadas nesta segunda-feira.
Moedas afirmou, também, que Lisboa "é um exemplo mundial" no que toca à preparação de engenheiros para a construção de edifícios bem preparados para abalos sísmicos.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o sismo sentido esta madrugada (que também abalou Espanha) não causou, até ao momento, danos pessoais ou materiais.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt