Piloto português de 65 anos morre em queda de canadair no Gerês
Co-piloto espanhol, de 39 anos, em estado grave. Chamas combatidas por bombeiros portugueses e espanhóis.
Um avião que se encontrava no combate a um incêndio no Parque Nacional da Peneda-Gerês, despenhou-se este sábado em Espanha, a dois quilómetros da fronteira com Portugal, com dois tripulantes a bordo.
O piloto da aeronave, um português de 65 anos, não resistiu aos ferimentos e acabou por morrer. O co-piloto, um espanhol de 39 anos, está em estado grave e foi transportado para o Hospital de Braga. O Canadair, datado de 1974, despenhou-se sobre a encosta de uma montanha numa área de difícil acesso quando se encontrava a realizar uma "operação de scooping" (abastecimento de água).
O acidente aconteceu pelas 11h20. A aeronave pertence ao Centro de Meios Aéreos de Castelo Branco.
Cento e seis operacionais, 29 viaturas e dez meios aéreos, portugueses e espanhóis, estão no local a combater o incêndio que continua a lavrar desde a madrugada deste sábado, e que terá começado em Espanha.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo explicou que alguns dos nove meios aéreos "são de coordenação e não de combate" e que o total de meios e operacionais no terreno inclui portugueses e espanhóis, pois o incêndio afeta a freguesia de Lindoso, concelho de Ponte da Barca, em Portugal, e "a zona de Lindos", em Espanha.
A mesma fonte disse desconhecer de que lado da fronteira teve início o fogo, notando que o CDOS apenas recebeu o alerta do incêndio do lado português, pelas 05h19.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt