Crianças retiradas de infantário na Madeira devido ao mau tempo
Vento impede chegadas e partidas no aeroporto. Em Câmara de Lobos há estragos no porto.
A secretaria regional da Educação da Madeira suspendeu as aulas, na tarde de hoje, nas escolas da freguesia do Curral das Freiras e nas do concelho de São Vicente, devido ao agravamento do estado do tempo.
Em comunicado, o governo madeirense refere ainda que, além destes estabelecimentos no concelho de Câmara de Lobos, foi retirada uma turma de um infantário no município da Ribeira Brava, na zona oeste da Madeira, devido a infiltrações na respetiva sala de aula.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou as zonas montanhosas, com rajadas de vento até os 140 quilómetros, e para a orla costeira na parte sul da Madeira, sob aviso vermelho (o mais grave de uma escala de quatro) até às 00h00 de quinta-feira, devido às previsões de ondulação forte que podem atingir os 14 metros.
Há também aviso laranja para a situação do vento forte de sudoeste, rodando para oeste, com rajadas até 110 quilómetros até às 12h00 de quinta-feira para a parte sul da ilha.
O mesmo grau de aviso está lançado para a ilha do Porto Santo.
Devido a estas condições atmosféricas adversas, a Porto Santo Line, concessionária da linha marítima Madeira/Porto Santo cancelou hoje as viagens.
Também na página da internet do Aeroporto da Madeira estão canceladas todas as chegadas hoje, num total de 17 aterragens e correspondentes partidas de diversas companhias, tendo conseguido apenas chegar um voo da TAP às 10h26, proveniente de Lisboa.
A TAP já informou que "todos os restantes voos do Funchal de hoje, incluindo 'night stops', foram cancelados por causa do mau tempo".
A companhia de bandeira portuguesa alega que "a segurança e o respeito pelos passageiros está sempre em primeiro lugar", referindo ainda que "os passageiros que tinham bilhetes para hoje serão reacomodados nos voos seguintes".
A forte ondulação também provocou danos em diversas estruturas na orla costeira em diversos concelhos, nomeadamente Funchal, Câmara de Lobos, Ponta do Sol.
As corporações de bombeiros desta parte da ilha têm sido chamadas para situações de quedas de árvores e pequenas derrocadas.
Canceladas viagens do Lobo Marinho entre Madeira e Porto Santo
As viagens do Lobo Marinho, o navio que assegura a linha marítima entre as ilhas da Madeira e Porto Santo, marcadas para quinta-feira, foram canceladas devido ao mau tempo, informou esta noite a concessionária
Na sua página na Internet, a Porto Santo Line (PSL) informa que a ligação com partida do Funchal às 08:00 e o regresso do Porto Santo previsto para as 18:00 estão canceladas "devido às más condições meteorológicas que põem em causa a segurança do navio e dos seus passageiros".
A concessionária adianta que os passageiros afetados podem alterar as respetivas passagens sem pagar qualquer taxa e lamenta o "incómodo causado".
As condições meteorológicas adversas também condicionaram durante todo o dia o movimento no Aeroporto da Madeira -- Cristiano Ronaldo, onde foram cancelados todos os voos, tendo apenas aterrado um avião da TAP, às 10:26.
Devido ao mau tempo que assola a Madeira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob 'Aviso Vermelho' (o mais grave numa escala de quatro) as zonas montanhosas da ilha por causa do vento forte até às 03:00 de quinta-feira, com previsões de rajadas atingirem os 140 quilómetros.
Um aviso com a mesma gravidade está também em vigor para a orla costeira na parte sul da Madeira até às 06:00 de quinta-feira, com ondas de sudoeste, passando a oeste entre os sete e os oito metros, podendo atingir os 14 metros.
Esta situação provocou vários estragos em diversas estruturas nos diversos concelhos na zona sul, casos de Câmara de Lobos, no qual a forte ondulação provocou prejuízos avaliados pelo vice-presidente do Governo Regional da Madeira, Pedro Calado, que visitou a localidade, em 100 mil euros, no cais desta cidade, contígua a oeste do Funchal.
Cerca de 200 mil euros é quanto o executivo madeirense vai ter de gastar nos estragos no pontão na zona do Portinho, disse o governante depois de visitar as freguesias do Jardim e do Paul do Mar, no concelho da Calheta, uma obra que deverá começar nos próximos dois meses.
No Paul do Mar, os bombeiros da localidade vão estar esta noite de prevenção.
Jardins e espaços públicos, o Jardim Botânico da Madeira, o passeio público pedonal entre o Funchal e a Câmara de Lobos, são exemplos de espaços que as autoridades regionais decidiram encerrar por motivos de segurança.
O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, que tutela o Serviço da Proteção Civil, mencionou que se registaram cerca de três dezenas de ocorrências na região desde as 00:00 de quarta-feira, relacionadas com quedas de árvores, levantamento de telhados em alumínio, derrocadas ou a agitação marítima, casos que mobilizaram 38 operacionais.
O governante madeirense assegurou que "não há feridos a registar".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt