Prejuízos em Albufeira atingem mais de 20 milhões

Seguradoras receberam 1800 participações.

05 de dezembro de 2015 às 13:10
05-12-2015_03_38_18 Imagem alg12a.jpg Foto: Pedro Noel da Luz e Luís Forra/Lusa
Partilhar

O valor dos prejuízos do temporal de 1 de novembro em Albufeira ainda não está totalmente apurado, mas já ultrapassa os 20 milhões de euros. Na baixa da cidade, que foi arrasada pela enxurrada, algumas lojas já reabriram as portas.

As seguradoras irão suportar a maior parte dos custos, tendo recebido 1800 participações de sinistros, no montante de 15,5 milhões de euros. Estes dados dizem respeito a danos em habitações, comércio e veículos.O anterior governo disponibilizou fundos de apoios para os lesados sem seguros e que cumpram alguns critérios, como o da impossibilidade de recuperarem dos prejuízos pelos seus próprios meios financeiros. O presidente da autarquia, Carlos Silva e Sousa, disse ao CM que "foram apresentados 150 pedidos", para estes fundos, com um valor situado entre "os 4 e 5 milhões de euros".

Pub

Além dos prejuízos sofridos por empresários e habitantes, o temporal deixou um grande rasto de destruição em estradas e equipamentos públicos. Carlos Silva e Sousa realça que a câmara já efetuou adjudicações para reparar o que foi danificado no montante de cerca de "um milhão de euros", mas realça que "não devem ficar por aqui, porque ainda há muito por fazer". Só a reparação das escadas rolantes, que ligam a parte alta à praça dos Pescadores, custa mais de "100 mil euros".

O autarca explica que a situação de urgência levou a que a câmara esteja a recorrer a ajustes diretos, dado que se optasse por concursos "levaria meses até começar qualquer obra". Mas, assegura Silva e Sousa, "tudo está a ser feito com todo o cuidado e apertando ao máximo nos preços". O presidente da câmara espera que a autarquia possa contar com apoios do Governo.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar