Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra relata episódio de "violência verbal e física" na Festa das Latas

Episódio aconteceu depois de um atraso no cumprimento dos horários estipulados devido a "falha logística" relatada pelos grupos. Alguns membros necessitaram de assistência hospitalar.

07 de outubro de 2025 às 22:38
Atuação na Festa das Latas e Imposição das Insígnias Foto: Seccção de Fado da Associação Académica de Coimbra
Partilhar

A Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (SF/AAC) relatou um episódio de "violência e desrespeito" ocorrido na Festa das Latas e Imposição das Insígnias, que ocorre no âmbito dos eventos de receção aos caloiros na cidade. Em causa está um episódio de "força", na qual um segurança da empresa 3XL, responsável pela monitorização do recinto, "ameaçou, insultou" e "afastou à força" um elemento de um dos grupos que atuou na madrugada de 5 de outubro. Alguns membros necessitaram de assistência hospitalar.

Tudo aconteceu devido a uma alegada "falha logística" relatada pelos grupos académicos que atuaram nesse dia e que levaram a um "inevitável atraso no cumprimento dos horários estipulados", lê-se no comunicado emitido pela Secção de Fado da AAC. 

Pub

"Às 5h56, a poucos minutos do encerramento do recinto, um segurança forçou a entrada no contentor sob o pretexto de "fazer cumprir os horários", ignorando a presença de um membro da Orquestra que, à porta do exíguo espaço, zelava pela privacidade das colegas e o advertira de que no interior se encontravam colegas desnudas, em processo de troca de roupa. Apesar do aviso, o segurança procedeu de forma agressiva, ameaçando, insultando e afastando à força o referido elemento", explicam na nota emitida. 

A SF/AAC lamentou ainda que membros da organização e da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra se tenham "mostrado completamente indiferentes ao sucedido", depois de a situação ter escalado. "Mesmo após alertados para a situação, nada fizeram para proteger os academistas que estavam a ser alvo de violência verbal e física", refere o comunicado.

Pub

O episódio representa uma "mancha" na relação entre os grupos da Seccção de Fado e a organização da Festa das Latas, adiantam em comunicado, lamentando que "a tentativa de diálogo tenha sido recebida com violência". 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar