Vila Nova de Famalicão exige limpeza de bermas das estradas nacionais
Autarca Paulo Cunha relembra que o lixo e a forte vegetação ameaçam a segurança dos cidadãos.
Preocupada com a falta de limpeza nas bermas e valetas das estradas nacionais 14, 204 e 206, que atravessam o concelho de Vila Nova de Famalicão, a câmara municipal tem vindo a alertar a Infraestruturas de Portugal para que proceda à limpeza das vias.
Em causa, a forte vegetação que, em muitos casos, impede a passagem de pessoas nos passeios e o lixo acumulado junto às vias.
"Este cenário torna-se uma séria ameaça à segurança dos peões, mas também dos condutores", alertou Paulo Cunha, presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão.
No sentido de tentar resolver o problema há muito identificado, o autarca diz que têm sido feitas várias reclamações à Infraestruturas de Portugal - entidade responsável pela gestão das estradas.
"A autarquia tem feito aquilo que lhe incumbe, que é reclamar e alertar, ficando a aguardar a resposta das instituições que têm a cargo a manutenção das estradas nacionais", explicou.
O problema já se arrasta há alguns meses. Até agora, e apesar das "insistentes reclamações junto das entidades nacionais", ainda nada foi feito.
De pés e mãos atadas, o município indica que tem também vindo a sensibilizar a população para a necessidade de adotar outros comportamentos ambientais e evitar o depósito de lixo naqueles locais. "Queremos envolver toda a comunidade na promoção de um território mais limpo e livre de lixo", disse Paulo Cunha.
Já sobre a limpeza das estradas municipais, responsabilidade da autarquia, a Câmara de Famalicão tem vindo a investir, anualmente, cerca de 200 mil euros em todo o concelho.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt