page view

Professor condenado a 18 anos por abusos em Beja

Colocava meninas de 7 e 8 anos ao colo na sala de aula e tocava-lhes nos órgãos genitais.

27 de setembro de 2018 às 08:53

O Tribunal de Beja aplicou esta quarta-feira uma pena de 18 anos de prisão ao professor de uma escola primária daquele concelho por abuso sexual de menores, maus-tratos e posse de fotografias pornográficas de menores. Dos 534 crimes de que José Jerónimo, de 48 anos, estava acusado, foi considerado culpado de 14.

A pena global ultrapassava os 44 anos de prisão, sendo que o coletivo de juízes decidiu aplicar o cúmulo jurídico de 18 anos de cadeia. Terá ainda de indemnizar as vítimas em 53 mil euros, ficando impedido de exercer funções durante 15 anos.

A carregar o vídeo ...

Professor condenado a 18 anos por abusos em Beja

Os crimes foram todos cometidos no interior da sala de aulas e no espaço dos professores, onde colocava as meninas ao colo e lhes tocava nos órgãos genitais. O arguido chegou a ameaçar as crianças para que se mantivessem em silêncio e bateu mesmo com a cabeça de uma das vítimas no quadro da sala. O caso foi descoberto quando as vítimas – quatro meninas de 7 e 8 anos – começaram a revelar um comportamento estranho.

"Passaram a ter uma maior dependência das progenitoras, receio em ir à escola, dificuldade em se vestirem, tomarem banho e não quererem dormir sozinhas", menciona o acórdão. Algumas continuam a ser acompanhadas por psicólogos e o caso acabou por ser denunciado pela mãe de uma delas.

O professor foi detido pela Polícia Judiciária a 22 de novembro de 2017 e está em prisão preventiva desde essa altura na cadeia de Beja, para onde regressou depois de ter ouvido a sentença.

SAIBA MAIS 

D. Sebastião

De acordo com o historiador Harold Johnson, da Universidade da Virgínia, o rei D. Sebastião foi vítima de abusos aos nove anos, cometidos pelo tutor, um padre jesuíta.

1986

ano em que foi usada pela primeira vez a expressão pedofilia. Surgiu num artigo do psiquiatra Richard von Krafft-Ebing e depois na 10ª edição da ‘Psychopathia Sexualis’.

Subterrâneo

Em 1996, Marc Dutroux foi preso por sequestro, tortura e abuso sexual de seis meninas – quatro morreram. O belga admitiu que queria criar uma cidade no subsolo só para crianças.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8