page view

Mais de mil bombeiros combatem fogo de Odemira

Incêndio obrigou à retirada de quase 1500 pessoas e fez 48 feridos.

08 de agosto de 2023 às 11:21

O incêndio que lavra em Odemira entrou ao final da tarde de segunda-feira na zona norte do concelho de Monchique, no Algarve, obrigando à retirada de 18 pessoas das suas casas e de uma unidade de turismo rural. A GNR já deslocou por precaução 1.438 cidadãos.  O combate às chamas já mobilizou mais de mil operacionais, mais 300 viaturas e 13 meios aéreos.

Segundo o site da Proteção Civil, às 22h30 desta terça-feira estavam no local 1078 operacionais, apoiados por 364 viaturas.

A carregar o vídeo ...

Fogo de Odemira obrigou à retirada de mais de 1400 pessoas e fez 40 feridos

Segundo Paulo Alves, o fogo, que deflagrou no sábado no concelho de Odemira (distrito alentejano de Beja), entrou ao final da tarde na zona de Alcanforado, na freguesia de Marmelete, numa zona de confluência entre os concelhos de Odemira, Aljezur e Monchique (distrito de Faro).

A situação no concelho vizinho de Aljezur, no Algarve, mantém-se instável devido ao incêndio que deflagrou em Odemira (Beja), havendo registo de pelo menos uma habitação ardida, disse à Lusa o presidente do município algarvio.

"Há uma habitação que ardeu, mas neste momento não disponho de mais dados", disse à Lusa José Gonçalves, acrescentando que arderam também pequenos anexos e outros edificados naquele concelho do distrito de Faro.

O trabalho efetuado durante a noite no combate ao fogo rural permitiu uma "estabilização do perímetro do incêndio", mas há ainda dois pontos críticos a motivar preocupação, segundo a Proteção Civil.

Quanto às estradas que têm a circulação condicionada, o comandante regional precisou que a situação se mantém em relação a segunda-feira. Ou seja, estão cortadas ao trânsito a Estrada Nacional (EN) 120, entre São Teotónio e Odeceixe, no concelho vizinho de Aljezur, e as municipais 501, 1186, 1001.

A carregar o vídeo ...

Imagens mostram rasto de destruição deixado por incêndio em Odemira

O incêndio rural numa área de mato e pinhal já entrou por algumas vezes no Algarve desde sábado, tendo na tarde de segunda-feira rodeado o centro de Odeceixe.

Cerca de 150 pessoas que foram esta segunda-feira retiradas da localidade de S. Miguel já puderam regressar às casas. Vão ser escoltadas pela GNR até às habitações. 

O parque de campismo de São Miguel, de onde foram retirados clientes, preventivamente, devido ao incêndio que atinge desde sábado o concelho de Odemira, distrito de Beja, reabriu ao público sem ter registado danos.

O incêndio já atingiu 10 mil hectares, mantendo ao início da noite desta terça-feira duas frentes ativas e obrigando as autoridades a cobrir um perímetro de 50 quilómetros, segundo a Proteção Civil.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8