page view

Desastre em Espanha mata três portugueses

Acidente envolve carrinha de nove lugares.

08 de maio de 2015 às 07:13

Três portugueses morreram e outros quatro ficaram feridos com gravidade na sequência de um acidente de viação ocorrido na madrugada desta sexta-feira no norte de Espanha.

O desastre, que ocorreu às 05h40, envolveu uma carrinha de nove lugares. A viatura provinha de França e deslocava-se na autoestrada que liga Vitória a Burgos, AP-1, quando, em Quintanapalla, ao quilómetro 14, despistou-se e capotou.

Duas vítimas morreram no local, a terceira não resistiu já no caminho para o hospital, sendo que tinham idades entre os 44 e os 51 anos.

A estrada esteve cortada, mas já foi reaberta. Os feridos, todos homens com 25, 29, 39 e 48 anos, foram transportados para o Hospital de Burgos.

Despiste em Burgos mata três portugueses

Um camionista que assistiu ao acidente relatou à RTP Informação um "cenário trágico". "Estavam pessoas espalhadas na estrada, calcadas por outras viaturas, foi muito trágico mesmo", descreveu.

E continuou: "Estavam pessoas a gritar dentro da carrinha, outras como disse estavam espalhadas na estrada sobre o sentido contrário que a carrinha vinha. A carrinha galgou a estrada de um lado para o outro e estava capotada, capotou do outro lado da estrada", contou Vítor Almeida. As autoridades enviaram para o local duas ambulâncias de suporte de vida básico e um médico do centro de saúde de Burgos.

Dois dos acidentados em "estado crítico"

Dois dos sete portugueses vitimados por um acidente  na autoestrada espanhola AP-1, na zona de Quintanapalla, Burgos, que causou também três mortos, estão em "estado crítico", disse à Lusa fonte hospitalar.

Segundo a fonte do Hospital Universitário de Burgos, deram entrada naquela unidade cinco portugueses vítimas do acidente, tendo um morrido naquela unidade, dois encontram-se internados em "estado crítico" e outros dois já receberam "alta hospitalar, com observação domiciliária".

Esta informação foi confirmada à agência Lusa por fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português, que adiantou que os sinistrados vinham de Paris para Portugal e operários da construção civil, a trabalhar para uma empresa com sede em Braga, concelho de onde eram todos oriundos.

A fonte do MNE disse ainda que o cônsul honorário de Portugal em Bilbao, Juan Antonio Liedo Rojo, está a caminho de Burgos e que o ministério está a acompanhar a situação.

Carrinha em "perfeitas condições"

O advogado da empresa Pedralbet, Braga, afirmou que a carrinha envolvida no acidente estava "em perfeitas condições de segurança", acrescentando que a firma vai custear "todas as despesas" das famílias dos trabalhadores mortos e feridos.

À frente da carrinha sinistrada, em que seguiam sete trabalhadores, seguia o patrão da empresa, numa outra viatura, com

mais três trabalhadores.

"São carrinhas com todas as condições de segurança, com as inspeções em dia", assegurou Francisco Peixoto.

Sublinhou que na carrinha acidentada seguiam "cinco pessoas encartadas" para a conduzir.

Disse ainda que a empresa já acionou o seguro e vai assumir todos os custos das famílias, nomeadamente com a trasladação dos corpos e com os funerais.

"Todo o apoio de que as famílias necessitarem, mesmo a nível psicológico, será assegurado pela empresa", acrescentou.

Disse que dois dos feridos já tiveram alta, um foi operado e "correu bem" e o outro está nos cuidados intensivos, em estado grave.

A empresa tem oitos anos e dedica-se à construção, trabalhando "essencialmente" em França, mais concretamente na zona de Bordéus.

Cinco mortos em 2010

Em 2010, perto da mesma localidade de Quintanapalla, cinco portugueses da mesma família morreram quando regressavam a Portugal depois de terem ido visitar um familiar à Alemanha.

O carro onde viajavam as vítimas colidiu frontalmente com um camião numa estrada paralela à AP-1. O veículo ligeiro saiu da estrada e capotou. Três mortos tiveram de ser desencarcerados pelos bombeiros, enquanto que uma das vítimas mortais foi cuspida do carro aquando do choque frontal.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8