page view

Águia atingida a tiro no Alentejo já foi libertada

Ave ficou ferida após ser atingida com tiros de caçadeira.

28 de setembro de 2020 às 09:04

Depois de dois meses de recuperação no RIAS - Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, em Olhão, uma águia-cobreira, que tinha sido atingida a tiro de caçadeira, foi finalmente devolvida à natureza.

Segundo revela o RIAS, a ave de rapina foi na semana passada transportada até ao concelho de Mértola, no Alentejo, por vigilantes da natureza do Parque Natural do Vale do Guadiana, onde foi libertada.

A águia, que tem o estatuto de ‘Quase Ameaçada’ em Portugal, terá sido alvejada também no Alentejo, em meados de agosto. Foi encontrada em Moura e depois levada para o RIAS. No centro, o exame radiológico detetou três projéteis de caçadeira: na cabeça, ombro direito e costado esquerdo. Foram ainda descobertos restos de um quarto projétil.

"Foi possível retirar um dos projéteis, mas os restantes não puderam ser extraídos por questões médicas", explica o RIAS. Foi colocada uma ligadura na asa da águia, que ficou numa câmara de recuperação interior, onde foi mantida sob vigilância constante.

Duas semanas mais tarde, a ave foi transferida para um túnel exterior, com 50 metros de comprimento, onde treinou o voo, tendo em vista a sua libertação.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8