page view

Artigo exclusivo

Autoridades investigam negligência no fogo em Monchique

Origem do fogo terá sido no anexo de uma rulote que serve de cozinha.

19 de julho de 2021 às 01:30
Suspeitas de fogo posto em grande incêndio na Sertã

A GNR, apoiada pela Polícia Judiciária, está a investigar a possibilidade do incêndio que lavrou nos concelhos de Monchique e Portimão, entre sábado e a madrugada de domingo, ter tido origem próximo de um acampamento no sítio do Tojeiro. Há suspeitas de que tenha havido uma falha numa ligação elétrica improvisada num anexo de uma rulote que serve de cozinha.

“A primeira informação das diligências efetuadas é que o incêndio terá começado numa área anexa a uma associação situada na zona do Tojeiro”, reconheceu este domingo o capitão Pedro Fernandes, da GNR, que não avança com uma origem de ignição devido ao caso ainda estar a ser investigado.

O acampamento próximo do local onde terá ‘nascido’ o incêndio é ocupado, na sua maioria, há vários anos, por estrangeiros. Nesta zona do Tojeiro é habitual surgirem tendas ilegais e já foram alvo de fiscalizações, que originaram vários relatórios de autos de contra ordenação.

O incêndio, que começou às 13h30 de sábado, foi dado como dominado às primeiras horas da manhã de domingo e depois considerado extinto já ao final da tarde. No entanto, face à dimensão de área ardida e à possibilidade de haver reacendimentos, vão manter-se no local, durante alguns dias, parte dos meios. No fim de semana, no teatro de operações, chegaram a estar mais de 500 homens de várias corporações do País, mais de 150 veículos e até nove meios aéreos que apoiaram a operação pelo ar.

Salva casa mas perde automóveis e colmeias

Com falta de meios no local, António Nunes decidiu usar uma mangueira para salvar a habitação. Conseguiu, mas ficou com vários veículos e centenas de colmeias destruídas.

“Construi isto desde pequeno e agora esta destruição compromete a nossa situação. Não sei se levamos isto para a frente ou desistimos”, lamenta. Entretanto, durante este domingo, foi divulgado pelo Governo que os agricultores que sofreram prejuízos neste incêndio de Monchique e Portimão podem reportá-los à Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve para acionar eventuais apoios.

‘pizza night’ junta pessoas

A comunidade deste local costuma juntar-se, com alguma regularidade, no evento ‘Pizza Night’, onde se juntam para comer pizza feita no local. A iniciativa está também aberta a quem quiser participar.

idosos de lar ilegal já regressaram

Os 12 idosos de um lar não licenciado realojados no Portimão Arena já regressaram. Isilda Gomes, presidente da câmara de Portimão, disse que a fiscalização do lar ilegal não é da responsabilidade da autarquia “mas de quem tem essa competência”.

fogo consumiu mato durante toda a tarde

Um incêndio em mato deflagrou este domingo, pelas 15h15, na Sertã e chegou a mobilizar cerca de 150 bombeiros, 38 meios terrestres e oito aeronaves. Ao final do dia as chamas começaram a dar tréguas e o fogo acabou por ceder aos meios.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8