page view

Banhista herói salva menina de 15 anos: “Vi a menor em apuros e só pensei em salvar”

David Mendes entrou no mar e conseguiu evitar afogamento em praia de Vila Nova de Gaia.

30 de agosto de 2019 às 08:29

David Mendes refere que, quando viu uma menor de 15 anos em apuros no mar, na praia de Canide, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, na quarta-feira, pensou apenas que não poderia ficar de braços cruzados. Tinha de tentar salvar a vítima ou iria ficar para sempre com um peso na consciência. Num ato heroico, entrou na água e colocou em risco a própria vida. Agarrou a menina, que foi mantida em segurança até à chegada de dois surfistas e um nadador-salvador.

"Quando temos a oportunidade de ajudar alguém, não devemos hesitar. Vi a menor em apuros e só pensei que tinha que a salvar. Não pensei na minha vida. Se calhar foi imprudente porque não tenho formação, mas tinha que agir", explicou ao CM o enfermeiro veterinário de 27 anos, e das Caldas da Rainha, que estava de visita a familiares.

A menor entrou em dificuldades por volta das 16h00, numa zona que não é vigiada. Estava com a mãe e um irmão, de 11 anos. Foram todos atingidos por uma onda. A criança e a mulher foram resgatadas de imediato, mas uma segunda onda arrastou a jovem. "Ela foi levada para uma zona de remoinho. Quando entrei na água, tentei falar com ela e disse para se virar de costas e nadar em paralelo ao mar, mas ela estava muito nervosa e não conseguia colaborar", contou David Mendes, que não se sente um herói.

A menor e o irmão foram hospitalizados. David foi assistido por precaução. Os familiares da vítima, emigrados na Bélgica, agradeceram ao jovem.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8