page view

Burlão do falso banco saca 70 mil euros, mas é apanhado com armas

Homem de 62 anos, e cúmplice, enganaram vítima na aquisição de armazém em Espanha.

09 de janeiro de 2026 às 17:04

Um homem de 62 anos, suspeito de uma burla que lhe terá rendido 70 mil euros, foi quinta-feira detido, em Beja, pela Polícia Judiciária do Sul. Em causa um negócio imobiliário fictício que o suspeito - que foi detido por estar na posse de duas armas de fogo e dezenas de munições - promovia com um outro homem.

De acordo com a PJ, a vítima da burla "foi aliciada para adquirir um “imóvel de um Banco” localizado em Sevilha, Espanha, designadamente um armazém, tendo inclusive sido levada a visitar o suposto imóvel". No local, os burlões simularam uma avaria na fechadura para não conseguirem abrir o armazém. 

Já tinham convencido a vítima a fazer a viagem levando consigo os 70 mil euros em numerário - e deveriam seguir para o 'banco' onde o negócio seria concretizado. A abertura de conta e a verba em numerário fariam da vítima “comprador preferencial”.

Mas quando iam os três a caminho do tal 'banco', os burlões simularam "a colocação do montante numa mala, apropriando-se da quantia e desaparecendo do local".

Além das armas, foram apreendidas uma viatura de valor elevado (adquirida com o dinheiro conseguido nesta burla) e diversos objetos "fortemente indiciadores da prática reiterada destes crimes".

As diligências envolveram a realização de diversas buscas domiciliárias e não domiciliárias e contaram com a colaboração da PSP de Beja.

O detido será presente às autoridades judiciárias.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8