page view

Casas à venda atingem valor histórico no Porto

T1 nos Aliados à venda por 360 mil euros ultrapassa média da cidade.

27 de janeiro de 2019 às 09:37

Nunca foi tão caro comprar uma casa no Porto. O valor médio da avaliação bancária do preço da habitação subiu para 1849 euros por metro quadrado - bem acima dos 1220 de média nacional -, no mês de dezembro, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística. É o valor mais alto desde que há registo. No entanto, há inúmeras habitações à venda que, pela localização ou qualidade, atingem valores bem mais altos.

No recentemente recuperado edifício Aliados 107, em frente ao histórico Café Guarany, um T1 com apenas 53 metros quadrados e um lugar de garagem custa 360 mil euros (valor por metro quadrado atinge 6792 euros).

De acordo com a consultora que representa o proprietário, este apartamento "permite alojamento local, o que se torna num rápido retorno para o investimento na aquisição", ou seja, com aproveitamento turístico. Já noutra zona nobre da cidade, na rua do Ouro, com vistas para o rio Douro, está à venda um T3 "soberbo" de 185 metros quadrados com dois lugares de garagem pela ‘módica’ quantia de 690 mil euros (3730 euros por metro quadrado).

Ainda no Grande Porto, em Matosinhos, o valor médio chegou a 1492 euros por metro quadrado, representando uma valorização de 133 euros no espaço de um ano. Já Vila Nova de Gaia, igualmente à beira-mar, atinge 1204 euros, ainda abaixo da média nacional.

No Minho, o concelho de Braga ultrapassou pela primeira vez a barreira dos mil euros por metro quadrado, no ano passado, registando uma média de 1066 euros. Em todo o Alto Minho, o valor é idêntico: 1038 euros. A média da região Norte foi, em dezembro, 1098 euros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8