page view

Claque do Guimarães apanhada por tráfico

Os doze detidos na operação da GNR de Santo Tirso, concluída anteontem à noite, estão todos ligados aos White Angels, a claque mais representativa do Vitória de Guimarães e considerada umas das mais agressivas do País. Estão indiciados pelo crime de tráfico de drogas no universo das claques de futebol.

01 de abril de 2011 às 00:30

Têm entre 20 a 35 anos. São quase todos conhecidos por alcunhas, praticam artes marciais, kickboxing e entram em lutas de ‘vale-tudo'. Entre eles está ‘Alface', número dois dos White Angels, que foi ontem presente a tribunal, junto com um cidadão marroquino que, segundo as autoridades, será o cabecilha da rede de tráfico.

Entre os restantes detidos, estão ‘Catorze', ‘Boneco', ‘Tito', ‘Xico', ‘Kiko' e ‘Paulinho', todos moradores na zona de Guimarães. Há ainda um detido residente no Porto. Quase todos têm antecedentes criminais de tráfico de droga e assaltos à mão armada. ‘Tito' fez parte do grupo de Mário, concorrente do ‘Big Brother'. Segundo o CM apurou, a maioria dos detidos não tem qualquer actividade profissional e dedica-se apenas aos White Angels. Muita da droga que vendiam era a elementos da claque. O dinheiro do tráfico ajudava também a financiar as actividades e viagens para acompanhar o Vitória de Guimarães nos jogos fora. Entre o diverso material apreendido estão 22 petardos, geralmente rebentados durante os jogos de futebol.

O grupo foi apanhado durante a investigação policial ao cidadão marroquino, que no início do processo residia em Santo Tirso. Depois mudou-se para uma casa em Paredes, onde a GNR apreendeu a maior quantidade de droga: um fardo de 30 quilos de haxixe.

BUSCAS PRÓXIMAS DO ESTÁDIO

A investigação durou cerca de um ano e a operação decorreu entre a tarde de terça-feira e as 23h30 de anteontem. Foram realizadas 40 buscas a casas e garagens em Guimarães, Paredes, Vila Nova de Gaia e Porto. O bairro dos ‘Jagunços' e habitações junto ao estádio do Vitória de Guimarães foram alguns dos alvos da buscas.

A GNR apreendeu 60 quilos de haxixe - suficientes para produzir cerca de 120 mil doses individuais - e ainda cinco mil doses de cocaína. Os militares apanharam também 11 mil euros em dinheiro e 14 automóveis de baixa gama. Nas diversas residências e garagens, foram ainda encontradas soqueiras, assim como gás-pimenta, very--lights, duas armas de fogo, munições, facas e telemóveis.

Entre as apreensões constam igualmente vários medicamentos que visam o reforço muscular. Para esta operação, foram chamados 28 militares do Destacamento de Intervenção do Comando da GNR do Porto e ainda dois binómios cinotécnicos.

DETIDOS SUJEITOS A DEMORADOS INTERROGATÓRIOS

"Não houve incidentes, nem resistência às detenções", afirmou o capitão Adriano Rocha, da GNR de Santo Tirso. Os doze detidos começaram a ser ouvidos ontem n o tribunal Judicial de Santo Tirso. O cidadão marroquino e ‘Alface' foram os dois primeiros a serem presentes ao juiz de instrução criminal, onde foram sujeitos a longos interrogatórios, que só foram interrompidos para as refeições.

Até à hora de fecho desta edição, os dois homens continuavam a ser ouvidos no tribunal. Os restantes dez detidos serão hoje também presentes ao juiz de instrução criminal de Santo Tirso.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8