page view

PJ atenta a alegada venda de dados de clientes da Worten na dark web

Empresa adianta que "a informação avançada na 'darkweb' sobre a existência de '9,6 milhões de clientes únicos' não corresponde à verdade".

26 de março de 2025 às 14:08

Dados de clientes da Worten poderão ter sido colocados à venda na dark web, na passada terça-feira, na sequência de um alegado ataque informático à empresa. Ao Correio da Manhã, a linha de Apoio ao Cliente da Worten garantiu que "os clientes impactados estão a ser contactados".

Contactada pelo CM, fonte da Polícia Judiciária adiantou que está a ser feito um “acompanhamento preventivo” da situação, uma vez que a mesma “não está ainda definida nem esclarecida”.

Já depois do contacto feito pelo CM à Linha de Apoio ao Cliente da Worten, a retalhista do grupo Sonae emitiu um comunicado citado pela Lusa onde assegura que os seus sistemas não foram comprometidos e nem tem evidências que tenha sido feita extração da base de dados, na sequência de uma menção da empresa numa publicação na 'darkweb'.

O comunicado salienta que "a Worten foi mencionada no dia 25 março num 'post' publicado na 'darkweb' [parte da Internet oculta] sobre uma alegada fuga de informação de dados".

A Worten "esclarece que os sistemas da empresa não foram comprometidos de qualquer forma e não tem evidências que tenha sido feita uma extração da sua base de dados de clientes ou parceiros".

Contudo, ainda que esteja em fase de investigação, adianta que "a informação avançada na 'darkweb' sobre a existência de '9,6 milhões de clientes únicos' não corresponde à verdade".

Até agora, "a Worten não recebeu qualquer contacto ou pedido de resgate e acredita que, pelo facto de os seus sistemas não terem sido comprometidos, não venha a existir".

Sublinhando que o "compromisso da Worten é com os seus clientes e fornecedores, [...] ativou de imediato os protocolos internos de cibersegurança e está a cooperar com as autoridades competentes".

A Worten "continuará a acompanhar a situação de forma rigorosa e reforça que a segurança e a privacidade dos seus clientes são prioridades absolutas", conclui.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8