page view

Derrame de hidrocarbonetos em Valado de Frades sob investigação

Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), não foi ainda identificada a origem da descarga.

14 de novembro de 2025 às 23:05

O derrame de hidrocarbonetos detetado esta sexta-feira de manhã em Valado dos Frades, no concelho da Nazaré, está a ser investigado pelas autoridades, mas, segundo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), não foi ainda identificada a origem da descarga.

O derrame, detetado às 10:00, numa zona da Estrada das Valas, em Valado dos Frades, no concelho da Nazaré, foi reportado à APA que, em comunicado, esclareceu que o "foco de poluição no curso de água afluente do rio do Meio, pertencente à bacia hidrográfica das Ribeiras do Oeste" deverá tratar-se "de efluentes com aspeto visual e odor equiparável a hidrocarbonetos, que mantêm uma massa negra e luzidia, à superfície do plano de água".

A equipa de fiscalização da Administração da Região Hidrográfica do Tejo Oeste (ARHTO) da APA acompanhou esta sexta-feira os técnicos da Câmara Municipal da Nazaré e do Serviço Municipal de Proteção Civil, numa "ação de fiscalização imediata ao local", onde ao longo do dia quase três dezenas de operacionais tentaram evitar que estes efluentes contaminassem a linha de água.

"No sentido de conter a deriva da massa flutuante para o curso de água principal (rio do Meio) e consequentemente para o mar (dada a sua proximidade), foi requisitada uma equipa dos Bombeiros Sapadores de Lisboa, no sentido de instalarem uma barreira de contenção que confine o foco de poluição, até se encetarem as medidas necessárias para a remoção/aspiração dos efluente e condução a destina final adequado", pode ler-se no comunicado da APA.

As diligências de investigação continuam a decorrer e, segundo a APA, "não foram detetados indícios da proveniência dos efluentes a montante do curso de água, deduzindo-se que a descarga tenha sido realizada naquele ponto específico durante a noite de 13 para 14 de novembro, provavelmente com recursos a autotanque".

Durante o dia foram realizadas colheitas da água contaminada pelos serviços da APA/ARHTO, que serão posteriormente analisadas, "de modo que os seus resultados auxiliem no apuramento da origem da descarga e o seu possível responsável", informou ainda a APA que irá continuar a acompanhar a situação.

A Câmara da Nazaré informou ao início da noite que "como medida de segurança, a estrada que liga o Bárrio (concelho de Alcobaça) a Valado dos Frades permanece interditada à circulação rodoviária".

A autarquia deu ainda nota de que o início da limpeza da área afetada está prevista para  sábado e que o derrame, "constitui um eventual crime ambiental" que está a ser investigado pelas autoridades competentes, que "encaminharão os factos ao Ministério Público".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8