page view

Detidas duas mulheres em Cascais por suspeita de burlas no valor de 80 mil euros

Estão em causa 11 crimes de burla qualificada, cinco de falsificação ou contrafação de documento e um crime de falsidade informática ligados à compra e venda de casas.

10 de dezembro de 2021 às 17:05

Duas mulheres, de 32 e 57 anos, foram detidas na quinta-feira no concelho de Cascais pela suspeita dos crimes de burla qualificada, falsificação de documento e falsidade informática no valor de 80 mil euros, divulgou hoje a PSP.

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP especifica que estão em causa 11 crimes de burla qualificada, cinco de falsificação ou contrafação de documento e um crime de falsidade informática ligados à compra e venda de casas.

"As duas mulheres, desde agosto de 2020, trabalharam em diversas imobiliárias de compra, venda e arrendamento de imóveis, desenvolveram um esquema de enriquecimento ilegítimo que consistia em angariarem potenciais compradores de imóveis, assegurando-lhes a aprovação de financiamentos da totalidade do valor da sua aquisição e facilidades no acesso aos mesmos", explica a PSP.

Segundo o comunicado, as duas mulheres solicitavam depois às pessoas que angariavam "o pagamento de diversas quantias, transmitindo-lhes que as mesmas eram necessárias para dar andamento ao processo, assegurar a reserva do imóvel, efeitos de sinal, efeitos de imposto sobre as transmissões onerosas de imóveis e imposto de selo e para efeitos de pagamento de futuras escrituras públicas, burlas estas que ascendem a cerca de 80 mil euros".

"Na sequência de uma investigação e na posse dos respetivos mandados de detenção, emitidos fora de flagrante delito pela autoridade judiciária, os polícias intercetaram e detiveram as duas suspeitas. Da investigação desenvolvida, foram recolhidos diversos elementos de prova", sublinha o Cometlis.

No âmbito desta operação foi dado cumprimento a quatro mandados de busca e apreensão domiciliários nas zonas de Cascais, Sintra e Benfica (Lisboa), tendo as autoridades apreendido diverso equipamento informático e documentação relacionados com o crime em investigação.

As mulheres vão ser presentes hoje no Tribunal de Cascais para 1.º interrogatório judicial e aplicação das respetivas medidas de coação.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8