page view

“Deviam deitar tudo abaixo já”

Os cerca de 12 mil moradores dos cinco bairros que constituem a Vertente Sul de Odivelas vivem em sobressalto cada vez que chove. O Plano Municipal da Protecção Civil considera a zona de elevado risco devido aos possíveis deslizamentos de terra.

19 de maio de 2010 às 00:30

"A inclinação é tão acentuada que a água da chuva parece um rio de lama a descer pela encosta abaixo", diz ao CM Maria Leitão, moradora no bairro Serra da Luz há cerca de 25 anos, para quem "é um verdadeiro milagre as casas ainda estarem de pé depois das últimas chuvadas".

A solução passa por demolir as cerca de 160 habitações na zona mais perigosa. A presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador, refere, porém, que é um objectivo difícil de conseguir a curto prazo, face aos custos envolvidos na operação de realojamento.

Augusto Martins, de 60 anos, mora há cerca de 40 na zona da Vertente Sul. Habituado aos problemas que as chuvas provocam, o soldador de profissão é da opinião que "deviam deitar tudo abaixo já amanhã" e acrescenta: "É natural que existam problemas nesta zona. Quando chove é só lama e pedras por aí abaixo. As casas estão umas em cima das outras e qualquer dia acontece uma desgraça."

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8