page view

Dono de lar acusado de agredir idosos em Sesimbra

Proprietário nega crimes e diz que idosa caiu na banheira. Existem suspeitas de mais casos.

29 de janeiro de 2019 às 01:30

A cabeça com sangue pisado, os pés e as coxas negros, a cara marcada e com marcas de aparente violência por todo o corpo. Foi assim que Ermelinda Pereira encontrou a mãe de 84 anos, a 15 de janeiro, no lar ilegal onde residia há três meses, na Quinta do Conde, em Sesimbra.

A idosa contou à filha que tinha sido vítima de violência por parte do proprietário do lar. "Cheguei perto da minha mãe e vi a cara pisada, de lado. Toquei-lhe no pé e ela queixou-se. Descalcei-lhe a meia, vi o pé todo negro e chamei o INEM. Eles próprios chamaram a GNR porque viram que ela tinha sido agredida", contou ao CM

O relatório do episódio de urgência, do Hospital de S. Bernardo, em Setúbal, fala em diversas equimoses pelo corpo, com três semanas de evolução.

Ermelinda Pereira apresentou queixa na GNR. Também uma antiga empregada do lar, que abandonou o local de trabalho no dia da ocorrência, relatou episódios de violência.

"Cheguei a ver uma utente com dois olhos negros. O patrão dizia que era de bater com a cabeça nas grades da cama", contou Mónica Castelo. "A minha mãe contou que ele lhe agarrava na cara com força para comer ou quando não queria fazer algo", acrescentou Ermelinda.

Questionado pelo CM, o proprietário justificou os hematomas com uma queda acidental na banheira. "Não sofreu qualquer tipo de maus-tratos, deu uma queda na banheira, caiu e ficou com nódoas negras. A senhora tem quase 100 kg e as pessoas a levantarem-na fizeram-lhe nódoas negras nos braços, de a agarrar", disse.

PORMENORES

Queixa na GNR

Agredidos

O CM teve acesso a fotografias de outro utente do lar com marcas de aparente agressão no pescoço. As fotografias foram captadas na casa de banho do lar. Ao CM, o dono negou o caso.

Prótese

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8