page view

Encontrado corpo de homem desaparecido em lagoa de São Miguel

Vítima foi dada como desaparecida após mergulhar na lagoa das Sete Cidades, onde se encontrava com um grupo de amigos.

16 de agosto de 2025 às 21:52
A carregar o vídeo ...

Encontrado corpo de homem desaparecido em lagoa de São Miguel

O corpo do homem de 57 anos que estava desaparecido, desde quinta-feira, nas águas da lagoa das Sete Cidades, na ilha de São Miguel, nos Açores, foi encontrado este sábado, revelou fonte dos bombeiros.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, Nuno Barbosa, indicou à agência Lusa que o corpo foi localizado às 15h21 locais (mais uma hora em Lisboa) por um mergulhador e foi retirado da água pelas 16h10 locais.

O corpo foi posteriormente transportado para a morgue do hospital de Ponta Delegada, para ser autopsiado.

Nuno Barbosa relatou que o cadáver estava submerso "em cima de uma 'almofada' de algas" marinhas.

O homem foi dado como desaparecido pelas 15h40 locais (mais uma hora em Lisboa) de quinta-feira, após mergulhar na lagoa das Sete Cidades, onde se encontrava com um grupo de amigos.

Nas buscas, realizadas entre quinta-feira e sábado, foram empenhadas equipas de mergulhadores, usados drones na vigilância das margens, motas de salvamento, uma embarcação com uma sonda para "varrer o fundo" da lagoa e um drone submersível da Universidade dos Açores (que costuma ser usado para investigação científica no mar).

Este sábado, estiveram no local 12 operacionais e mergulhadores das corporações de bombeiros voluntários de Ponta Delgada, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo e elementos da PSP.

Na quinta-feira, o adjunto de comando dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, Fernando Infante, referiu à Lusa que o homem, residente na ilha de São Miguel, estava no local com um grupo de amigos e desapareceu quando navegava numa embarcação vulgarmente designada por "gaivota" e decidiu mergulhar.

Os utilizadores das embarcações de recreio disponibilizadas no local "têm de andar com colete salva-vidas, que é obrigatório", mas, "ao que parece, o senhor retirou-o para dar o mergulho", indicou.

Segundo o Plano de Ordenamento da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Sete Cidades, "a área de recreio balnear - praia, devidamente delimitada e sinalizada, deve ser a única localização onde é permitida a prática de natação e banhos".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8